Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira fará intercâmbio técnico com a Colômbia

Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) teve aceita sua proposta para intercâmbio técnico com o Sistema de Información sobre Biodiversidad de Colombia (SIB Colombia), seu par no país vizinho.

O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) teve aceita sua proposta para intercâmbio técnico com o Sistema de Información sobre Biodiversidad de Colombia (SIB Colombia), seu par no país vizinho. A parceria foi fechada no início de maio por meio de chamada para projetos de cooperação do Global Biodiversity Information Facility (GBIF), estrutura que reúne sistemas de informação sobre biodiversidade de diversos países.

O SIB Colombia, que começou a ser implementado em 2000 e conta com a participação de mais de cem instituições, compartilhará sua expertise e experiência com o SiBBr. Serão organizados workshops presenciais em Bogotá, sede do SIB Colombia, e no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), que abriga a estrutura do SiBBr, além de atividades por teleconferência.

O intercâmbio técnico, que se inicia em junho de 2013, será realizado até abril de 2014 e, ao final, os dois países estabelecerão um plano de trabalho conjunto para os dois anos seguintes com o objetivo de desenvolver novas aplicações para a análise e síntese de dados sobre biodiversidade. Os produtos desenvolvidos poderão ser utilizados por outros sistemas que integram o GBIF.

Conheça os detalhes em http://bit.ly/1333yCH