Síria informa a Kofi Annan que vai ‘cessar toda a luta militar’ nesta quinta-feira

O Enviado Especial das Nações Unidas e da Liga dos Países Árabes para a Síria, Kofi Annan, recebeu hoje (11/04)  uma carta do Governo sírio, informando-o da decisão de “cessar toda a luta militar” no país a partir das 6h de Damasco desta quinta-feira (12/04).

A carta do Ministro das Relações Externas da Síria acrescenta que o Governo reservou-se “o direito de responder proporcionalmente a todos os ataques realizados por grupos terroristas armados contra civis, forças do governo ou propriedade pública e privada”, disse o Porta-Voz Ahmad Fawzi em comunicado divulgado em Genebra.

O Governo sírio disse a Annan, na semana passada, que completaria a retirada das tropas até 10 de abril. O Enviado Especial afirmou anteriormente que, uma vez que isso acontecesse, as partes deveriam agir imediatadamente para cessar todas as formas de violência até as 6h de 12 de abril, horário de Damasco.

Uma equipe da ONU está no país para iniciar preparações técnicas para a potencial implementação de observadores para monitorar a cessação da violência armada e a plena implementação do plano de paz proposto por Annan.