Síria: Enviado da ONU e da Liga Árabe e líder da oposição mantêm conversações no Cairo

Lakhdar Brahimi se encontrou com o líder da oposição na Síria, Moaz Al-Khatib, e reafirmou apoio à proposta mais recente para um diálogo político.

Lakhdar Brahimi, Representante Especial Conjunto da ONU e da Liga dos Estados Árabes para a Síria. Foto: ONU/Mark Garten.

O Representante Especial Conjunto das Nações Unidas e da Liga dos Estados Árabes para a Síria, Lakhdar Brahimi, realizou uma reunião no Cairo (Egito) no último domingo (10) com o líder da oposição na Síria, Moaz Al-Khatib, em que discutiram a proposta mais recente para um diálogo político.

Brahimi reiterou seu apoio a esta iniciativa e incentivou a Coalizão Nacional Síria, liderada por Al-Khatib, a continuar nesta direção nas próximas reuniões.

A proposta de um diálogo político também foi bem recebida na semana passada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que disse em um encontro com jornalistas na sede da ONU que ele ficou “encorajado” pela proposta. “Eu sinceramente espero que as autoridades sírias a aceitem”, afirmou.

O Secretário-Geral observou que Brahimi continuará a se empenhar ativamente junto ao Conselho de Segurança da ONU, à oposição e às partes-chave na região.

“No entanto, o problema são as divisões na região, dentro da Síria e também no âmbito do Conselho de Segurança”, observou Ban. “A menos que essas divisões acabem, não seremos capazes de ter boas perspectivas de [uma] solução.”

As negociações no Cairo também abordaram sobre a situação geral na Síria, onde o conflito deve entrar em breve no seu terceiro ano.

Mais de 70 mil pessoas, a maioria civis, foram mortas desde que começou o levante contra o presidente Bashar al-Assad, no início de 2011. Nos últimos meses ocorreu uma escalada no conflito, que também deixou mais de 4 milhões de pessoas com necessidade imediata de assistência humanitária.

Saiba tudo sobre o conflito na Síria: www.onu.org.br/siria