Sete países das Américas concordam em criar fórum para promover um futuro de energia sustentável

Representantes de sete países do continente americano reunidos no Brasil deram os primeiros passos para a criação de um Fórum Técnico Regional para Planejadores de Energia. Encontro foi promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética brasileira.

Grupo de trabalho para lançar os resultados do projeto ECOSUD/Brasil realizado nas instalações da ANEEL no Brasil. Foto: ANEEL

Grupo de trabalho para lançar os resultados do projeto ECOSUD/Brasil realizado nas instalações da ANEEL no Brasil. Foto: ANEEL

Os responsáveis pelo planejamento energético em sete países da região se reuniram no Brasil no início de março (6) para discutir, identificar e definir os passos necessários para a criação do Fórum Técnico Regional de Planejadores Energéticos. O objetivo é compartilhar experiências e promover um planejamento moderno visando maior segurança energética e universalização do acesso à energia.

A reunião preparatória, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Brasil, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e contou com representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México, Paraguai e Uruguai.

Os países concordaram em apoiar a implementação desta iniciativa cujo objetivo é promover um futuro de energia sustentável na região.

“É um momento-chave para os planejadores energéticos da região, dada a nova perspectiva de planejamento que será explorada neste fórum e que aborda a complementaridade das fontes de energia na região e sua possibilidade de integração”, afirmou o presidente da EPE, Luiz Barroso.

Também no início de março (8), os representantes dos países participaram, em Brasília, do lançamento dos resultados do programa ECOSUD (Complementaridade de Energia e Desenvolvimento Sustentável) no Brasil. A atividade foi coordenada pela CEPAL e pela Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL).

O programa ECOSUD visa estudar os desafios técnicos, econômicos, regulatórios e políticos que são impostos na transição energética para um modelo sustentável na América Latina, usando a complementaridade das energias renováveis na região e as interconexões entre os países, com uma perspectiva holística e integrativa.

Saiba mais sobre o tema clicando aqui.


Comente

comentários