Forças de paz da ONU – Serviço e Sacrifício

As forças de paz que servem sob a bandeira da ONU trabalham em ambientes difíceis e perigosos, arriscando suas vidas para proteger algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo.

Desde 1948, mais de 1 milhão de mulheres e homens serviram nas forças de paz da ONU. Todos os dias, eles fazem uma diferença tangível na vida de milhões de pessoas mais vulneráveis do mundo e todos os dias salvam vidas.

Em lugares como a República Centro-Africana e o Sudão do Sul, os trabalhadores das forças de paz protegem civis contra ataques violentos e apoiam a prestação de assistência humanitária essencial.

Foto: Logan Abassi/ONU/MINUSTAH

Foto: Logan Abassi/ONU/MINUSTAH

A manutenção da paz é uma força única para o bem, com militares e policiais de mais de 120 países servindo juntos, ao lado de colegas civis. Nossos trabalhadores das forças de paz vêm de diversas culturas e falam diferentes línguas, mas compartilham um propósito comum: a proteção de comunidades vulneráveis e o fornecimento de apoio a países que lutam para sair do conflito rumo à paz.

Pedimos aos pacificadores e suas famílias que façam grandes sacrifícios. Eles servem com grande risco pessoal e em condições adversas.

Tragicamente alguns fazem o sacrifício supremo – desde 1948, mais de 3.500 pessoas perderam a vida servindo nas operações de paz da ONU, incluindo 943 mortos pela violência. Desde 2013, as baixas aumentaram, com 195 mortes em ataques violentos, mais do que em qualquer outro período de cinco anos na história da ONU.

Nesta campanha do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), fazemos uma homenagem aos pacificadores – e em especial aos brasileiros.

Confira aqui vídeos de militares e policiais brasileiros atuando nas forças de paz pelo mundo

Quem contribui com militares e policiais para a manutenção da paz?

A manutenção da paz é uma parceria global; é o compromisso de todos os países contribuintes de tropas e policiais que permite que a manutenção da paz aconteça. Acesse abaixo ou aqui um mapa mostrando os países que contribuem. Você pode descobrir outras informações em seção de dados das forças de paz.

Forças de paz da ONU – Serviço e Sacrifício

Acesse outras peças da campanha das Nações Unidas Serviço e Sacrifício destacando alguns dos países que contribuem com trabalhadores das forças de paz.