Secretário-Geral saúda retomada do diálogo nacional no Líbano

Retomada de sessões de reuniões do chamado Diálogo Nacional ocorre pela primeira vez após 18 meses. Líderes governistas e de oposição já agendaram nova reunião .

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou a retomada do diálogo nacional entre os líderes políticos no Líbano, disse o Porta-Voz de Ban na quarta-feira (20/06). “O Secretário-Geral elogia a iniciativa do presidente Sleiman no re-lançamento do Diálogo Nacional”, disse o porta-voz em um comunicado. “Ele encoraja os líderes políticos no Líbano a continuar seu trabalho neste importante processo e aguarda com expectativa a próxima reunião prevista para 25 de Junho.”

O Porta-Voz acrescentou que Ban Ki-moon saudou ainda a declaração emitida após a reunião do Diálogo Nacional – entre os líderes do bloco de 08 de março liderado pelo Hezbollah e a coalizão de 14 de março da oposição. De acordo com relatos da mídia, essa reunião, presidida pelo Presidente do Líbano, Michel Sleiman, foi a primeira sessão do Diálogo Nacional em cerca de 18 meses. Na reunião, os líderes concordaram em se empenhar para o diálogo e evitar discursos que alimentam o ódio sectário.
“As Nações Unidas continuam a acreditar que o Diálogo Nacional pode desempenhar um papel crucial na promoção da estabilidade e da autoridade do Estado no Líbano”, disse o Porta-Voz de Ban Ki-moon.