Secretário-Geral pede fim de atos violentos entre Israel e Palestina

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, demonstrou preocupação nesta quinta-feira (07/04) com o aumento da violência no Oriente Médio.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, demonstrou preocupação nesta quinta-feira (07/04) com o aumento da violência no Oriente Médio. Ele condenou os ataques feitos por militantes palestinos, que atingiram um ônibus escolar e feriram dois civis israelenses, e ordenou o fim imediato dos disparos de foguetes. Ele também demonstrou preocupação com as ações militares de Israel em Gaza, pedindo respeito ao Direito Humanitário Internacional e o fim da escalada de violência, para prevenir futuros derramamentos de sangue.

Nas últimas semanas, o Secretário-Geral e outras autoridades da ONU expressaram preocupação com a reincidência da violência entre Israel e Palestina, e o impacto que isto poderá ter no processo de paz entre as partes. As conversas estão suspensas desde setembro, após a recusa de Israel de estender o congelamento das atividades de assentamento no território palestino, levando o Presidente palestino, Mahmoud Abbas, a abandonar as conversas diretas com o Primeiro Ministro israelense, Benjamin Netanyahu.