Secretário-Geral da ONU parabeniza timorenses por eleições pacíficas no país

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou o povo, governo e partidos políticos do Timor-Leste pela maneira pacífica e ordeira como o país realizou eleições parlamentares no sábado. “O Secretário-Geral felicita as autoridades nacionais, como o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral e a Comissão Nacional Eleitoral, por organizar e supervisionar a votação, e a Polícia Nacional do Timor-Leste por manter um ambiente estável durante todo o processo eleitoral”, disse em comunicado emitido ontem (08/07).

Segundo a imprensa, os resultados preliminares anunciados no domingo indicam que o partido do Primeiro-Ministro, Xanana Gusmão, deverá vencer as eleições, com o principal partido da oposição, o Fretilin, em segundo lugar. “O Secretário-Geral confia que o mesmo espírito pacífico e democrático que caracterizou as eleições prevaleça durante a contagem dos votos e no posterior anúncio dos resultados das eleições”.

No início deste ano, o Timor-Leste celebrou o 10 º aniversário desde sua restauração de sua independência, em maio de 2002 e realizou eleições presidenciais em abril.