Secretário-geral nomeia novo coordenador humanitário da ONU

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou na sexta-feira (12) o britânico Mark Lowcock para a chefia do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). O novo oficial da ONU tem 30 anos de experiência na resposta a crises e já trabalhou no Quênia, no Malauí, no Zimbábue e em outros países.

Mark Lowcock, novo chefe do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Foto: Jean-Marc Ferré

Mark Lowcock, novo chefe do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Foto: Jean-Marc Ferré

O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou na sexta-feira (12) o britânico Mark Lowcock para a chefia do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Lowcock sucede o também britânico Stephen O’Brien, que permanecerá no cargo até agosto de 2017 para concluir reformas e iniciativas na agência.

Na liderança do OCHA, Lowcock atuará como subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários e como coordenador da assistência de emergência. O novo oficial das Nações Unidas tem 30 anos de experiência na resposta a crises e já trabalhou no Quênia, no Malauí, no Zimbábue e em outros países.

Atualmente, o britânico ocupa o posto de secretário permanente do Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID), entidade que lidera os esforços do Reino Unido para acabar com a pobreza.

Em comunicado no qual anuncia a nomeação do novo chefe do OCHA, Guterres elogia O’Brien — que assumiu a agência em 2015 — por seu “excelente trabalho, dedicação e compromisso com as Nações Unidas e ação humanitária global”.


Comente

comentários