Secretário-Geral da ONU visita o Rio de Janeiro

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, esteve no Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 28 de maio de 2010. Durante os dois dias em que ficou na cidade – em sua segunda visita ao Brasil e primeira visita ao Rio como Secretário-Geral – teve uma agenda intensa.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, esteve no Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 28 de maio de 2010. Durante os dois dias em que ficou na cidade – em sua segunda visita ao Brasil e primeira visita ao Rio como Secretário-Geral – teve uma agenda intensa.

Acompanhado de sua esposa, a Sra. Ban Soon-taek e de representantes do Sistema das Nações Unidas no Brasil, realizou uma visita à comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira onde foi recebido pelo líder comunitário, Carlos Paló, e outras lideranças comunitárias e por meninos que fizeram uma apresentação musical e de dança.

Ainda na Babilônia, ele se reuniu no Centro Comunitário com doze adolescentes de diversas comunidades cariocas que conversaram com o Sr. Ban sobre suas realidades, seu futuro e o que podem fazer para melhorar suas vidas dentro da perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O encontro foi organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). De lá, ele se dirigiu ao FAETEC-CETEP localizado na comunidade do Chapéu Mangueira onde teve a oportunidade de conhecer os diversos cursos profissionalizantes desenvolvidos pela entidade e saborear os quitutes preparados pelos estudantes de culinária.

Logo após, o Secretário-Geral prestou uma homenagem aos militares brasileiros que faziam parte da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH) que perderam suas vidas no terremoto que assolou o Haiti no começo do ano, no Forte Duque de Caxias, no Leme, quando Ban Ki-moon passou em revista 62 Capacetes Azuis da ONU – da ativa e veteranos de missões passadas, como o Batalhão de Suez. Na ocasião, ele conversou, em um encontro privado, com familiares dos vinte brasileiros que perderam suas vidas no Haiti: 18 militares, um policial e o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na MINUSTAH, Luiz Carlos da Costa. Em seguida, o Secretário-Geral participou de uma homenagem aos Capacetes Azuis e proferiu um discurso alusivo à ocasião.

No dia seguinte, o Secretário-Geral participou da abertura do III Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas cujo tema foi “Unindo as Culturas, Construindo a Paz. Durante o Fórum, Ban Ki-moon teve encontros bilaterais com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e com diversas autoridades que estavam no País por ocasião do evento. No final da tarde do dia 28 de maio, deixou o Brasil para uma viagem oficial a oito países africanos.

Em sua primeira visita ao Brasil, em novembro de 2007, o Secretário-Geral esteve em uma usina de álcool na cidade de Jaboticabal no Estado de São Paulo, encontrou-se com o Presidente Lula em Brasília, e visitou a floresta Amazônica.

Veja a galeria de fotos:



Veja mais fotos clicando aqui.