Secretário-Geral da ONU participa da corrida da Tocha Olímpica e pede reconciliação entre os povos

Da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres até o encerramento dos Jogos Paraolímpicos, em 9 de setembro, a ONU insta todos os Estados-Membros a realizarem a Trégua Olímpica.

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, participa da corrida com a Tocha Olímpica dos Jogos em Londres. (ONU/Eskinder Debebe)O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, participou na quinta-feira (26) da corrida da tocha para os Jogos Olímpicos de Verão de 2012. A convite do Comitê Olímpico Organizador de Londres e do Comitê Olímpico Internacional (COI), Ban transportou a tocha olímpica no percurso final da sua jornada no Reino Unido. Hoje (27) ele participa também da cerimônia de abertura dos Jogos.

A participação de Ban foi divulgada por um comunicado de imprensa do Escritório das Nações Unidas do Desporto para o Desenvolvimento e Paz (UNOSDP), que organiza uma série de eventos, reuniões e atividades para os preparativos dos Jogos.

Em outubro de 2011, todos os 193 Estados-Membros da ONU exortaram as nações a observarem a Trégua Olímpica, individual e coletivamente, durante seis semanas, começando com a abertura das XXX Olimpíadas, em 27 de julho, e terminando com o encerramento dos XIV Jogos Paraolímpicos, em 9 de setembro.

A resolução da Assembleia Geral convida os Estados-Membros “a cooperar com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e com o Comitê Paralímpico Internacional nos seus esforços para utilizar o desporto como uma ferramenta para promover o diálogo, a paz e a reconciliação em áreas de conflito durante e após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”.

A resolução é uma tradição na ONU, feita a cada dois anos anteriores à realização dos Jogos de Verão e de Inverno. (para acessar as resoluções, clique aqui)

O Conselheiro Especial de Ban Ki-moon sobre Esportes para o Desenvolvimento e Paz, Wilfried Lemke, está também em Londres, onde se vai reunir com os ministros do desporto numa reunião, assim como com funcionários do Governo do desporto durante os Jogos.

Outras agências da ONU também estarão presentes nos Jogos para promover a sensibilização para uma série de questões. O Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), por exemplo, irá recolher roupas desportivas para serem enviadas para campos de refugiados designados em todo o mundo. O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) vai realizar evento integrado no Festival África Utopia no sábado (28).

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes   (UNODC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) também vão realizar eventos durante os Jogos.

Em Londres, o Secretário-Geral terá reuniões bilaterais com funcionários do Governo britânico, incluindo o Vice-Primeiro-Ministro, Nick Clegg, e o Ministro das Relações Exteriores, William Hague.