Secretário-geral da ONU parabeniza proposta de diálogo entre Coreias

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou a decisão da Coreia do Sul de reduzir as tensões na península coreana, afirmou seu porta-voz em comunicado. No início da semana (17), o Ministério da Defesa sul-coreano propôs se reunir com representantes da Coreia do Norte com o objetivo de acabar com as hostilidades.

Secretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: ONU/ Violaine Martin

Secretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: ONU/ Violaine Martin

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou, na última quarta (19), a decisão da Coreia do Sul de reduzir as tensões na península coreana, afirmou seu porta-voz em comunicado.

O comentário segue o anúncio da última segunda (17) de que o Ministério da Defesa sul-coreano propôs se reunir com representantes da Coreia do Norte com o objetivo de acabar com as hostilidades.

“O secretário-geral parabenizou a proposta da Coreia do Sul de reabrir canais de comunicação e encoraja a liderança da Coreia do Norte a responder de forma positiva”, disse o porta-voz da ONU, Farhan Haq, a jornalistas em Nova York.

Ele reforçou a declaração feita por Guterres em 28 de abril na reunião do Conselho de Segurança, afirmando que a falta de canais de comunicação com a Coreia do Norte pode ser perigosa.

“Isso significa reabrir e fortalecer canais de comunicação, particularmente os militares, para reduzir o risco de erros de cálculo ou mal-entendidos”, afirmou Guterres no discurso.