Secretário-Geral da ONU nomeia brasileira para Painel de Alto Nível sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

Vanessa Petrelli Corrêa, Presidenta do IPEA, acaba de ser nomeada por Ban Ki-moon para fazer parte do Painel Consultivo que discutirá agenda de desenvolvimento global pós-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, juntamente com outros 25 membros.

Vanessa Petrelli Corrêa, Presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), acaba de ser nomeada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para fazer parte do Painel Consultivo que discutirá agenda de desenvolvimento global pós-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Outros 25 membros da sociedade civil, do setor privado e de governos também farão parte do Painel.

Ban Ki-moon (UN Photo/Mark Garten)

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon (foto acima), anunciou nesta terça-feira (31) os membros de um Painel de Alto Nível para aconselhar sobre a agenda de desenvolvimento global para além de 2015, a data-limite para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Vanessa Petrelli Corrêa é a atual Presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão público federal vinculado à Secretaria de Estudos Estratégicos (SAE) da Presidência da República do Brasil. O Instituto realiza pesquisas para apoiar a concepção e implementação de políticas e programas governamentais de desenvolvimento no Brasil, sendo responsável pela coordenação técnica do processo de acompanhamento dos ODM no país.

Ban nomeou três copresidentes: Susilo Bambang Yudhoyono, Presidente da Indonésia; Ellen Johnson Sirleaf, Presidenta da Libéria; e David Cameron, Primeiro-Ministro do Reino Unido. A lista completa dos membros do painel estão disponíveis clicando aqui.

“Eu solicitei ao meu Painel de Alto Nível que elabore uma visão de desenvolvimento arrojada e prática para apresentar aos Estados-Membros no próximo ano”, disse Ban. “Estou ansioso com as recomendações do Painel sobre uma agenda global pós-2015 com responsabilidades compartilhadas para todos os países e com a luta contra a pobreza e o desenvolvimento sustentável em seu núcleo.”

O Painel terá a sua primeira reunião no final de setembro, no contexto do Debate Anual de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU. O grupo deve apresentar um relatório ao Secretário-Geral no primeiro semestre de 2013.

O Painel faz parte da agenda do Secretário-Geral pós-2015, elaborada pela Cúpula dos ODM de 2010. Os Estados-Membros apelaram para consultas abertas, envolvendo inclusive sociedade civil, setor privado, academia e instituições de pesquisa de todas as regiões, além do Sistema ONU, para fazer avançar a agenda de desenvolvimento para além de 2015.

O trabalho do Painel refletirá novos desafios do desenvolvimento, ao mesmo tempo em que toma como base a experiência adquirida na realização dos ODM, tanto em termos de resultados alcançados quanto nas áreas que demandam avanços.

O trabalho do Painel terá uma coordenação estreitamente vinculada com a do grupo de trabalho intergovernamental encarregado de projetar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme acordado na Conferência Rio+20. Os relatórios de ambos os grupos serão apresentados aos Estados-Membros para novas deliberações.

Detalhes sobre a agenda de desenvolvimento global pós-2015, clique aqui.

A lista completa de membros do Painel está disponível clicando aqui.

Mais informações sobre a brasileira Vanessa Petrelli Corrêa estão disponíveis clicando aqui