Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon chega amanhã ao Rio de Janeiro

Chega amanhã, quarta-feira, 20 de junho, ao Rio de Janeiro, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Vindo do México, onde participou da reunião do G-20, o Secretário-Geral terá uma agenda intensa.

Logo às 10h00 da manhã, Ban participará da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, cujo segmento de alto nível começa nesse dia. Logo após, às 11h00, sempre no Riocentro, o Secretário-Geral, dará uma coletiva de imprensa, acompanhada de perguntas e respostas da mídia.

À tarde, ele estará presente, com a Presidenta Dilma Rousseff e os outros Chefes de Estado e de Governo que participarão da Rio+20, para participar da foto oficial da Conferência e imediatamente após, da abertura solene da mesma.

No final do dia, o Secretário-Geral e sua esposa, Yoo (Ban) Soon-taek, participarão da recepção oferecida pela Presidenta Dilma Rousseff para todos os Chefes de Estado e de Governo.

O Secretário-Geral da ONU vai participar das atividades da Rio+20 também na quinta-feira 21 e na sexta-feira 22, antes de voltar para Nova York.

Esta é a quarta visita do Secretário-Geral Ban Ki-moon ao Brasil, desde que iniciou seu primeiro mandato, em janeiro de 2007. Em sua primeira visita ao Brasil, em novembro de 2007, o Secretário-Geral esteve em uma usina de álcool na cidade de Jaboticabal, no Estado de São Paulo, e visitou a floresta Amazônica. Já na segunda vez em que esteve no País, o Secretário-Geral participou do III Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (Rio, 27 a 29 de maio de 2010); visitou a comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira; e prestou uma homenagem aos militares brasileiros que perderam suas vidas no terremoto do Haiti. Em sua terceira visita ao País (16 a 17 de junho de 2011), Ban esteve em Brasília, quando se encontrou pela primeira vez com a Presidenta Dilma Rousseff e com diversas autoridades nacionais.

Saiba mais sobre o Secretário-Geral em www.onu.org.br/sg
Contatos da assessoria de comunicação da ONU em português: rio20@onu.org.br – Valéria Schilling