Secretário-Geral anuncia Painel de Alto Nível para combater problemas de sustentabilidade global

Secretário-Geral anuncia Painel de Alto Nível para combater problemas de sustentabilidade global O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou na terça-feira (9) a criação do Painel sobre Sustentabilidade Global com o objetivo de encontrar maneiras de retirar pessoas da pobreza, combater mudanças climáticas e assegurar que o desenvolvimento econômico seja ambientalmente amigável.

Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e a Presidente da Finlândia, Tarja Halonen. Foto: ONU.O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou na terça-feira (9) a criação do Painel sobre Sustentabilidade Global com o objetivo de encontrar maneiras de retirar pessoas da pobreza, combater mudanças climáticas e assegurar que o desenvolvimento econômico seja ambientalmente amigável. O Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, composto por 21 membros, será presidido pela Presidente da Finlândia, Tarja Halonen, e pelo Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e unirá representantes de governos, do setor privado e da sociedade civil, em países pobres e ricos.

O Secretário-Geral declarou ser essencial promover o crescimento de baixo carbono e aumentar a resistência aos impactos das mudanças climáticas, assim como combater desafios como pobreza, fome, falta de água e segurança energética. “Resumindo, precisamos de um novo projeto para um futuro mais habitável, próspero e sustentável para todos”.

Ban disse esperar que o novo Painel sugira soluções práticas para atender a demandas institucional e financeira necessárias para que o novo esquema entre em ação. É esperado que os membros entreguem um relatório final até o fim do ano que vem, antes da Conferência de Desenvolvimento Sustentável da ONU, marcada para 2012, e também das conferências anuais da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).