Categoria:  Notícias do Brasil

Artistas do mundo todo unem-se em campanha da UNESCO contra o racismo

Diante das crescentes manifestações de racismo no mundo todo, personalidades se uniram à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em um vídeo para a campanha Unidos Contra o Racismo, lançado no início do mês (6). O cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil está entre os artistas participantes. Assista ao vídeo.

ONU Mulheres apoia Itabira na implementação dos objetivos globais com perspectiva de gênero e raça

Itabira, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), é a primeira cidade na América Latina a implantar o Projeto Cidade 50-50, desenvolvido pela ONU Mulheres para apoiar governos municipais na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir da perspectiva de gênero e raça. 

Mais de 200 venezuelanos em Roraima são atendidos em ação de saúde da OIM

Para mitigar os impactos da pandemia da COVID-19 e responder às necessidades de saúde de refugiados e migrantes venezuelanos e de famílias brasileiras vulneráveis, a equipe médica da Organização Internacional para as Migrações (OIM) passou uma semana em Pacaraima (RR). Mais de 230 atendimentos foram realizados pela equipe que levou três profissionais de saúde até a fronteira do Brasil com a Venezuela. No abrigo institucional indígena Janokoida foram atendidos, em um dia, mais de 50 idosos, gestantes e crianças da etnia Warao. Já no assentamento espontâneo Orquídeas, os atendimentos foram realizados com o apoio do Exército nas tendas do Batalhão ... Read more

Especialistas reúnem propostas para combater violência de gênero no Brasil durante a pandemia

Com o intuito de discutir propostas e promover o fortalecimento da sociedade civil na prevenção e resposta à violência baseada em gênero no Brasil, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) promoveu na semana passada (6) a quarta reunião com organizações da sociedade civil da região Nordeste. No encontro, as organizações discutiram a repercussão da Carta pela Vida das Mulheres, documento no qual pedem medidas de proteção às mulheres em risco de violência do Nordeste. A carta, que está recolhendo assinaturas de adesão na Internet, aponta para o risco de aumento da violência doméstica durante a quarentena.

Evento online discute boas práticas regulatórias e investimentos em infraestrutura

A Controladoria-Geral da União (CGU), o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) promovem na semana que vem (20) o evento virtual "Encontro sobre Boas Práticas Regulatórias e Investimentos em Infraestrutura". Voltado para agentes públicos dos órgãos de controle e das agências reguladoras, o encontro discutirá como tais instituições podem atuar para a melhoria da regulação no Brasil, de forma a contribuir com o aumento de investimentos em infraestrutura e o desenvolvimento socioeconômico do país. O evento será transmitido pela plataforma Teams, das 14h30 às 15h30 (horário de Brasília). ... Read more

Maioria dos indígenas venezuelanos no Maranhão migrou em busca de trabalho e reunificação familiar

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) lança na quinta-feira (13) em seminário online uma pesquisa que traça o perfil e traz dados sobre a integração socioeconômica de indígenas venezuelanos Warao que chegaram ao Maranhão. Realizada em parceria com o governo do estado e o Ministério da Cidadania, esta é a primeira Matriz de Monitoramento de Deslocamento (DTM) no Brasil dedicada exclusivamente a povos indígenas. O lançamento terá transmissão online.

ACNUR registra 134 mil refugiados e migrantes da Venezuela no Brasil

O registro e a documentação das pessoas que fogem de guerras, conflitos políticos e perseguições nos países que as recebem são de extrema importância para assegurar sua proteção e acesso a serviços. No atual contexto de pandemia da COVID-19, a atividade de registro ganha ainda mais relevância como ferramenta de proteção fundamental, já que possíveis vulnerabilidades precisam ser mais rapidamente identificadas e atendidas. A proteção de um refugiado, portanto, começa com seu registro e esta é uma das principais atividades da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em apoio às ações realizadas pelo governo do Brasil, no contexto do fluxo ... Read more

UNESCO manifesta preocupação com grande número de incêndios no Pantanal

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio do Centro do Patrimônio Mundial (WHC) e do Programa O Homem e a Biosfera (MAB), disse observar com atenção e preocupação o grande número de incêndios têm atingido a região ecológica do Pantanal nas últimas semanas.

OIM apoia plano de políticas para imigrantes da Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo lança nesta terça-feira (11) o I Plano Municipal de Políticas para Imigrantes (PPI) elaborado em conjunto por migrantes e poder público, com o apoio técnico da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A apresentação será realizada em cerimônia online pelas redes sociais da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do município São Paulo a partir das 19h.

#MeuFuturoDoTrabalho: Uma conversa online sobre emprego juvenil na América Latina e no Caribe

No Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) em tempos de pandemia, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nas Américas e no Brasil convida para uma conversa virtual importante para o futuro das sociedades na América Latina e no Caribe sobre o emprego das/dos jovens e suas oportunidades de trabalho decente. A conversa online será realizada na quarta-feira (12), às 18h (horário de Brasília) com tradução em três idiomas (espanhol, inglês e português). Inscreva-se o quanto antes - pois as vagas são limitadas.

ONU-Habitat apoia concurso para casas e cidades saudáveis no Rio Grande do Sul

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) está apoiando institucionalmente o Concurso de Ideias “Casa Saudável - Cidade Saudável”, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, como parte do pacote de medidas do conselho para responder à pandemia da COVID-19. O Concurso de Ideias é uma oportunidade para a criação, inovação e propostas de soluções para o enfrentamento da pandemia, com o objetivo de promover uma sociedade mais saudável e segura. As inscrições para a categoria profissional vão até o dia 30 de agosto e para a categoria estudantes até 31 de agosto.

Cristo Redentor é palco de celebrações do Dia dos Pais e do lançamento de vídeo narrado por Tony Ramos

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira, apoiadas pela ONU, realizaram no fim de semana as celebrações em Ação de Graças pelo Dia dos Pais e lançaram vídeo com mensagem do poeta e cardeal José Tolentino Mendonça destinada ao momento atual.

Hospital de campanha salva vidas de indígenas infectados pela COVID-19 no Brasil

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) apoia um hospital de campanha em Boa Vista (RR), construído pela Operação Acolhida - resposta governamental ao fluxo de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. O hospital tem capacidade para receber até 1.782 pacientes confirmados ou com suspeita de COVID-19. Até o momento, atendeu 625 venezuelanos e muitos brasileiros, incluindo indígenas. O ACNUR disse estar ciente de pelo menos 19 mortes relacionadas à COVID-19 entre refugiados, dos quais nove eram venezuelanos indígenas, enquanto mais de 570 se recuperaram da doença. Conheça a história da indígena venezuelana, Dialisa Mata, que se recuperou da COVID-19 ... Read more

UNICEF e organizações se unem para atender crianças e adolescentes no Complexo da Maré

Em resposta à pandemia da COVID-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) se uniu às organizações da sociedade civil Luta pela Paz, Redes da Maré e Observatório de Favelas para desenvolver o projeto CRIAndo Rede: proteção à vida de crianças e adolescentes na Maré, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ). O objetivo do projeto é fortalecer a rede de proteção social e políticas públicas com foco em crianças, adolescentes e jovens vulneráveis do território, bem como suas famílias.

COVID-19 é grave ameaça para os povos indígenas, diz Bachelet

A COVID-19 é uma grave ameaça para os povos indígenas, num momento em que muitos também estão lutando contra os danos ambientais causados pela ação humana e várias formas de exploração econômica. O alerta foi feito pela alta-comissária da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet, para a ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo (9 de agosto). Nas Américas, mais de 70 mil indígenas foram infectados pela COVID-19, sendo 23 mil integrantes de 190 povos da Bacia do Amazonas.

Cristo Redentor recebe missa do Dia dos Pais e lançamento de vídeo de esperança

Celebrações, apoiadas pela campanha Verificado da ONU, lançam vídeo inédito com mensagem de esperança e solidariedade para o momento atual, interpretada pelo ator Tony Ramos

Video produced by Waiãpi students from Brazil is selected to My World 360º exhibition

[gallery type=”slideshow” ids=”185469,185467,185465,185464,185462″] Isolated since the beginning of the new coronavirus pandemic in the Waiãpi community, in Pedra Branca do Amapari, in Amapá, Brazil, the students Kauri Waiãpi, Motã Waiãpi, Kuripiri Waiãpi, the teacher Aikyry Waiãpi and the director of the indigenous school, Evilázio Ribas, still don’t know that the video Moma’e jarã kõ jikuwaê’ã kõ (The Owners We Can’t See) is today one of the immersive stories of the MY World 360º exhibition. Created in 2018, MY World 360º is a UN partnership with Oculus (Facebook) and proposes the creation of stories through immersive technologies, addressing relevant issues within ... Read more

Vídeo produzido por estudantes Waiãpi é selecionado para mostra My World 360º

Isolados desde o início da pandemia do novo coronavírus na comunidade Waiãpi, em Pedra Branca do Amapari, no Amapá, os estudantes Kauri Waiãpi, Motã Waiãpi, Kuripiri Waiãpi, o professor Aikyry Waiãpi e o diretor da escola indígena, Evilázio Ribas, ainda não sabem que o vídeo Moma'e jarã kõ jikuwaê’ã kõ (Os donos que não vemos) é hoje uma das histórias imersivas que compõem a mostra MY World 360º (Meu mundo 360 graus). Conheça como foi feito o filme com tecnologia 360 graus que conta como as entidades que cuidam da floresta são também consideradas donas do habitat da comunidade indígena.

ACNUR lança podcast que discute integração de refugiados no Brasil

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em parceria com universidades da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), lançaram na quinta-feira (6) o podcast “Refúgio em Pauta”, que discute temas de integração das pessoas refugiadas no Brasil com profissionais de campo, pesquisadores e os próprios refugiados. O primeiro episódio trata da segurança alimentar no contexto de pandemia da COVID-19. O coordenador de campo do ACNUR em Boa Vista (RR), Arturo de Nieves, fala sobre a resposta do ACNUR e de seus parceiros em um contexto de emergência humanitária.

ONU Mulheres lança na sexta (7) diretrizes para atendimento em casos de violência de gênero

A ONU Mulheres lança na sexta-feira (7), a partir das 16h em seu canal do YouTube, um documento com diretrizes para atendimento em casos de violência de gênero contra meninas e mulheres em tempos de pandemia de COVID-19. O documento terá recomendações para atendimento remoto e reorganização do atendimento presencial, considerando a rede de atendimento a mulheres em situação de violência e as especificidades de resposta no acolhimento às vítimas nos serviços policiais, de saúde, de abrigamento, entre outros.

UNFPA entrega 800 kits e cestas básicas para mulheres vítimas de violência em Salvador

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em parceria com a Prefeitura de Salvador, começou a entregar nesta terça-feira (4) 800 kits de higiene e cestas básicas a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que estão sob proteção e abrigamento na Bahia. Os kits contêm artigos como sabonete, álcool em gel e máscaras de tecido confeccionadas por artesãs do coletivo de costureiras Rede de Economia do Sagrado Solidária. O objetivo é fortalecer a prevenção à COVID-19 entre essas pessoas e também a rede de proteção à violência baseada em gênero.

Com apoio do UNFPA, mulheres em custódia participam de oficina de costura em Manaus

Quatorze mulheres em custódia no Centro de Detenção Provisória de Manaus (AM) estão participando de oficina de costura em curso ministrado por meio de um projeto de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap). O objetivo é que aprendam a desenhar e confeccionar máscaras de tecido a serem utilizadas na prevenção ao novo coronavírus. O projeto é realizado com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). As 10 mil máscaras resultantes da oficina de costura serão utilizadas pelo próprio programa de assistência humanitária do UNFPA na região e também pelos funcionários e demais pessoas em custódia ... Read more

OPAS alerta para interrupções nos serviços regulares de saúde devido à COVID-19

Os serviços de saúde nos países das Américas estão sendo interrompidos à medida que profissionais de saúde são redirecionados para atender pacientes com COVID-19. Além disso, as pessoas estão hesitando em procurar atendimento de rotina devido ao medo de infecção e as cadeias globais de fornecimento de medicamentos e equipamentos estão prejudicadas, alertou nesta terça-feira (4) a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne. Em 27 países, metade dos programas de diabetes e hipertensão da atenção primária foi interrompida, mostra pesquisa, e as visitas relacionadas à gestação caíram 40%. Hoje, 11 países das Américas têm menos de ... Read more

Brasil lança campanha de amamentação durante Semana Mundial do Aleitamento Materno

Para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, o Ministério da Saúde do Brasil lançou nesta terça-feira (4) sua campanha anual de incentivo à amamentação e apresentou uma pesquisa que aponta aumento dos índices de amamentação no país. O evento contou com a participação da representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Socorro Gross, que afirmou que a amamentação é a intervenção de saúde pública mais custo-efetiva. "É o maior ato de amor que nós mães podemos fazer e que os pais e as famílias podem apoiar. O aleitamento materno ... Read more

Senso de urgência da Agenda 2030 é ainda maior com pandemia, diz ONU no Brasil

O senso de urgência para a execução da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi renovado diante dos efeitos da pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo, na avaliação do coordenador-residente da ONU no país, Niky Fabiancic. "Temas que já estavam expressos na Agenda 2030 em 2015, como o acesso à água e a saneamento básico e a universalização dos serviços de saúde, se mostram imprescindíveis para a superação desta crise sem precedentes", disse.

Desigualdade social é obstáculo para enfrentamento da COVID-19, dizem pesquisadores

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em parceria com a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), realizaram na semana passada (29) a 14ª edição da série de webinários "População e Desenvolvimento em Debate". Professores e pesquisadores foram convidados a fazer paralelos históricos com a pandemia da COVID-19. Uma das conclusões foi a de que a desigualdade social é, de fato, um grande obstáculo para o enfrentamento de crises sanitárias.

Papel da filantropia na resposta à COVID-19 é tema de encontro virtual na quinta (6)

Com o objetivo de analisar e discutir as lições aprendidas e as tendências da resposta filantrópica emergencial à pandemia, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) coordena na quinta-feira (6), às 14h30, o webinar “Plataforma de Filantropia dos ODS: Respostas filantrópicas à crise da pandemia de COVID-19 e desafios futuros de desenvolvimento socioeconômico”.

OPAS e Prefeitura de São Paulo treinam servidoras para atender mulheres vítimas de violência

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) realizou, em conjunto com a Secretaria de Relações Internacionais e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo, um treinamento para cerca de 40 servidoras municipais que atendem mulheres vítimas de violência na capital paulista. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que os casos de feminicídio tiveram um aumento de 22,2% em 12 estados brasileiros no período entre março/abril de 2019 e março/abril de 2020. Na cidade de São Paulo, os casos de violência contra a mulher cresceram 30% entre os meses de fevereiro e março de ... Read more

É preciso acelerar esforços para garantir direito humano a água e saneamento, diz relator da ONU

Dez anos depois de a ONU reconhecer explicitamente o acesso a água e saneamento como um direito humano, bilhões de pessoas carecem desses serviços, alertou um especialista da ONU na semana passada (27). "A pandemia de coronavírus nos ensinou que deixar para trás as pessoas que mais precisam de serviços de água e saneamento pode levar a uma tragédia humanitária", disse o brasileiro Léo Heller, relator especial sobre os direitos humanos à água e ao saneamento. "Nos próximos 10 anos, os direitos humanos à água e ao saneamento devem ser uma prioridade se quisermos construir sociedades justas e humanas."

Desde 2018, mais de 38 mil venezuelanos deixaram Roraima rumo a outros estados brasileiros

Desde 2018, mais de 38 mil venezuelanos foram interiorizados de Roraima para mais de 570 municípios de 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Esses são resultados da Estratégia de Interiorização da Operação Acolhida, que conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e outras agências das Nações Unidas e da sociedade civil. O tema foi debatido na quinta-feira (30) no seminário online "Integração Socioeconômica de Refugiados e Migrantes Venezuelanos e a Estratégia de Interiorização", realizado em parceria com a União Europeia, que doa recursos ao ACNUR que possibilitam fortalecer a resposta emergencial brasileira. O evento contou ... Read more

UNIDO participa de webinar sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) participou na quarta-feira (29) do webinar “PNRS 2030 – Caminhos para implementação efetiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos próximos 10 anos”. O evento reuniu discussões em torno da gestão sustentável de resíduos sólidos no Brasil. O consultor da UNIDO Luis Felipe Colturato, especialista em resíduos e biogás, fez uma apresentação técnica durante o painel “Resíduos orgânicos/compostáveis – gestão estratégica e oportunidades para uma nova sociedade”.

UNICEF intensifica apoio a municípios da Amazônia e do Semiárido para o enfrentamento da COVID-19

Em resposta à tendência de interiorização da pandemia da COVID-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e seus parceiros no Brasil intensificarão a atuação na Amazônia Legal e no Semiárido. A iniciativa visa fortalecer as gestões municipais e garantir a continuidade de serviços essenciais direcionados a crianças e adolescentes mesmo em um cenário de distanciamento social. Os 1.924 municípios já inscritos no Selo UNICEF terão acesso a formações, apoio técnico e compartilhamento de boas práticas de saneamento para volta de serviços, entre outras ferramentas.

OPAS e organizações se unem para mitigar impactos da COVID-19 nos povos amazônicos

É necessário ter um diagnóstico específico sobre as lacunas na saúde e buscar formas de facilitar o acesso a serviços de saúde e a medidas de prevenção para populações afetadas pela pandemia de COVID-19, como as comunidades indígenas. A afirmação foi feita pelo subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, em reunião com líderes de povos amazônicos de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela e especialistas de organizações internacionais na segunda-feira (27). Segundo Barbosa, a OPAS pode promover diálogos entre os Ministérios de Saúde de cada país e as organizações indígenas, assim como com outros organismos que ... Read more

FAO e Ministério da Agricultura lançam campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos 2020

Foi lançada na quarta-feira (29), durante evento no Palácio do Planalto, a quinta edição da campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos, cujo objetivo é dar visibilidade às mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes. Entre as ações da campanha estão a identificação e difusão de experiências e conhecimentos sobre o poder transformador das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes, e a realização de concurso, seminários e oficinas que levem até elas o conhecimento de direitos e políticas públicas ao seu alcance.

Todas as pessoas devem ter acesso a espaços públicos verdes, diz publicação da ONU

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o Instituto Semeia participaram na semana passada de dois eventos online sobre a publicação "Parques para Todas e Todos", abordando a importância de garantir o acesso de todas pessoas aos espaços públicos verdes. Nos eventos, discutiu-se como as equipes de gestão pública podem trabalhar para incluir a perspectiva de gênero em sua atuação.

Campanha Verificado evidencia solidariedade brasileira no combate à pandemia

A campanha Verificado – iniciativa das Nações Unidas para combater a desinformação - destaca algumas ações de solidariedade no Brasil que estão acontecendo durante a pandemia da COVID-19. Em São Paulo, uma ONG está treinando cidadãos a levarem informações sobre medidas de higiene e prevenção do vírus. No Rio de Janeiro, uma outra organização atua entre pessoas sem acesso à internet e utiliza alto falantes e arte de rua para disseminar dicas sobre a COVID-19.

Projeto do ONU-Habitat com governo de Alagoas monitora situação da pandemia nas grotas de Maceió

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o governo de Alagoas lançaram na semana passada (24) um projeto de monitoramento e resposta rápida à COVID-19 nos assentamentos informais de Maceió, conhecidos como grotas. Após três rodadas de entrevistas com mais de 2 mil pessoas, o projeto servirá de base para diagnóstico e monitoramento das condições sanitárias e socioeconômicas dos moradores das grotas. Tais informações poderão auxiliar o poder público na formulação de soluções emergenciais, políticas e projetos de sustentabilidade para melhorar as condições de vida da população nessas localidades.

OMS: pandemia de COVID-19 é ‘uma grande onda’, não é sazonal

O vírus da COVID-19 provavelmente não será afetado pelas mudanças de estação, como outras doenças respiratórias, informou a agência de saúde da ONU na terça-feira (28), pedindo mais respeito às medidas de distanciamento físico para impedir sua propagação. "As estações não parecem estar afetando a transmissão desse vírus", disse Margaret Harris, porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS). "O que está afetando a transmissão são as reuniões de massa, as pessoas se reunindo sem distanciamento social, não tomando as precauções para garantir que não estejam em contato próximo."

Fundo de População da ONU entrega 100 kits para mulheres em maternidade pública de Manaus

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) entregou, na semana passada (24), 100 kits de higiene a mulheres que acabaram de dar à luz e a sobreviventes de violência sexual que estão internadas no Instituto da Mulher Dona Lindu, em Manaus (AM). A maternidade pública é referência no acolhimento e atendimento humanizado às mulheres. Os kits, doados em parceria com a União Europeia, contêm artigos como sabonetes, álcool em gel e absorventes íntimos, e vão ajudar na prevenção da COVID-19.

OPAS pede prevenção e tratamento contínuos das hepatites durante pandemia

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) pediu na segunda-feira (27) que os serviços essenciais de prevenção e tratamento das hepatites virais sejam mantidos durante a pandemia de COVID-19 para que o progresso rumo à sua eliminação não seja interrompido. "No meio de uma pandemia, as hepatites virais continuam a adoecer e matar milhares de pessoas", lembrou a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne. “Esses serviços, incluindo a vacinação contra a hepatite B, são essenciais e não podem ser interrompidos. Os cuidados devem continuar em segurança para todos aqueles que precisam", complementou.

Autocuidado de meninas e mulheres deve ser acompanhado de políticas de saúde

O autocuidado de meninas e mulheres durante a pandemia de COVID-19 deve ser acompanhado de políticas de saúde - como acesso a serviços de acolhimento amigáveis, distribuição de insumos como medicamentos e métodos contraceptivos, e informação de qualidade. A conclusão é de especialistas que participaram do terceiro webinário direcionado a jovens e adolescentes, realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) na semana passada (16).