Categoria:  Notícias do Brasil

Diretor do UNIC Rio defende maior participação de mulheres em operações de paz

O diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Maurizio Giuliano, fez no início de dezembro (5) uma palestra sobre operações de paz da ONU no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), localizado na capital fluminense. A palestra fez parte do Primeiro Estágio de Operações de Paz para Mulheres, iniciativa da Marinha do Brasil em parceria com o UNIC Rio. O estágio visa estimular a participação das mulheres nestas missões, em concordância com os esforços das Nações Unidas de obter, até 2020, ao menos 15% do efetivo feminino nas operações de paz.

Em visita a SP, chefe da OMC defende maior integração do Brasil no comércio internacional

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, visitou São Paulo (SP) esta semana para participar de uma série de eventos que discutiram a importância das políticas de abertura comercial e de um sistema de comércio baseado em regras para promover a competitividade da economia brasileira. Esses eventos incluíram o lançamento da iniciativa "O Brasil Quer Mais", liderada pela Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil), que pretende mobilizar o setor empresarial e o governo brasileiro em torno da abertura comercial como caminho para o crescimento econômico. "A maior integração comercial pode trazer muitos benefícios ao Brasil. A OMC ... Read more

Refugiada venezuelana retoma vida no Rio trabalhando como cuidadora de idosos

Cuidar do outro é essencialmente um ato de amor. Por isso, através do trabalho de cuidadora de idosos, a refugiada venezuelana Alida Josefina Rodríguez diz ter reencontrado a alegria e a paz. Ela conseguiu emprego em dezembro do ano passado, por intermédio do Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da organização Cáritas RJ. Não apenas sua vida mudou, como a de toda a família para a qual ela agora trabalha.​ Formada em Medicina, mas impedida de trabalhar como médica antes da revalidação do diploma, ela procurou o PARES em busca de uma especialização que tivesse relação ... Read more

Projeto voluntário desenvolve atividades lúdicas em hospital no Rio

É possível associar voluntariado a serviço público? Um exemplo de resposta a essa pergunta está no trabalho voluntário realizado no Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (NAPEC), do Rio de Janeiro, vencedor da categoria Voluntariado no Setor Público do Prêmio Viva Voluntário de 2018. Desde 2012, a instituição demonstra como o apoio da sociedade civil é fundamental para fortalecer iniciativas do serviço público. Desde agosto de 2018, projetos como este podem usar a plataforma Viva Voluntário, criada mediante parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Casa Civil, para cadastrar vagas de voluntariado ... Read more

Setor de refrigeração participa de workshop em SP sobre uso de propano como fluido frigorífico

Empresários e técnicos do setor de refrigeração comercial se reuniram em São Paulo (SP) na quinta-feira (14) para debater a utilização do propano R-290 como fluido frigorífico em equipamentos de refrigeração. O evento foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial (UNIDO) no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).

ONU oferece bolsa para jovens jornalistas cobrirem eventos em Nova Iorque; prazo é 15 de abril

O Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas (DCG) abriu vagas para o Programa de Bolsas para Jornalistas Memorial Reham Al-Farra, que leva repórteres para cobrir o debate anual da Assembleia Geral em Nova Iorque. Esse ano, o Programa acontecerá de 15 de setembro a 5 de outubro de 2019. O prazo para inscrições se encerra em 15 de abril de 2019.

‘Interiorização é a nossa esperança por melhores oportunidades’, diz venezuelano no Brasil

Eram quatro horas da manhã e muitas pessoas dormiam no abrigo Rondon 2, um alojamento do governo para venezuelanos em Boa Vista (RR). Mas cerca de 200 moradores da residência já estavam de pé e mal conseguiam controlar a ansiedade e a animação: dali a poucas horas, os refugiados e migrantes se mudariam para outros estados brasileiros. O grupo participou da mais recente etapa do programa de interiorização, realizada na última quarta-feira (13). O projeto do governo federal tem o apoio da ONU Brasil.

Igualdade de gênero é essencial para mundo sem fome e pobreza, dizem agências da ONU

Evento realizado pelas agências de alimentação das Nações Unidas com sede em Roma, na Itália, para lembrar o Dia Internacional das Mulheres discutiu no início do mês (8) a importância da igualdade de gênero para o combate às desigualdades sociais e para a erradicação da fome e da pobreza no mundo. O encontro, organizado por Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Programa Mundial de Alimentos (PMA), teve como foco o tema da ONU para a data: “Pensar em igualdade, construir de forma inteligente e inovar para a mudança”.

Anatel e UIT oferecem curso a distância sobre direito do consumidor

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), lançou na segunda-feira (18) o curso “Direito do Consumidor de Serviços de Telecomunicações”. O curso será realizado na modalidade a distância, por meio da plataforma ITU Academy. Qualquer interessado pode realizar o curso de forma gratuita. No portal do consumidor da agência consta um tutorial com orientações aos participantes. O objetivo do curso é capacitar o público em geral e, principalmente, profissionais de entidades de defesa do consumidor (como PROCONS) e membros dos Conselhos de Usuários sobre relações de consumo e direitos do consumidor em ... Read more

ONU realiza concurso de vídeos sobre diversidade e migração para os jovens

Até 16 de junho, o Festival de Vídeos da Juventude PLURAL+ recebe inscrições de curtas-metragens feitos por jovens e que abordem temas como migração, diversidade, inclusão social e prevenção da xenofobia. As produções audiovisuais devem ter entre um e cinco minutos de duração e podem ser de qualquer gênero (animação, documentário, videoclipe, comédia, entre outros).

Ex-ministra brasileira destaca preocupação da população com meio ambiente

A ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil e Campeã da Terra da ONU, Izabella Teixeira, acredita que o mundo conseguirá proteger a biodiversidade e alcançar o uso sustentável dos recursos naturais. A ambientalista ressalta a mentalidade da juventude e o engajamento da população brasileira, que têm colocado a conservação ambiental no centro da agenda pública.

Agência da ONU e indústria firmam parceria para alavancar setor de biogás e biometano no Sul do Brasil

Com o objetivo de alavancar o setor de biogás e biometano no Sul do Brasil, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) firmou nesta segunda-feira (18) uma parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Paraná. A cooperação prevê diálogos sobre políticas públicas para a área e a elaboração de modelos de negócios.

PNUD ressalta necessidade de incluir crianças com deficiências em políticas públicas

No Seminário Internacional da Primeira Infância, realizado na semana passada em Brasília (DF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) alertou para a necessidade de incluir crianças com deficiências em políticas para os meninos e meninas de até seis anos de idade. Investimentos nesse período inicial da vida são considerados fundamentais pela ONU para o desenvolvimento neurológico e bem-estar social dos pequenos.

Programa de bolsas de estudo da ONU para afrodescendentes recebe inscrições

Parte da Década Internacional de Afrodescendentes, programa das Nações Unidas oferece oportunidade de aprendizagem intensiva a pessoas de ascendência africana em questões de direitos humanos de particular importância para a mobilização antirracista em todo o mundo. Saiba aqui como se inscrever; prazo é 30 de abril de 2019.

Confira o boletim da ONU Brasil #272

Edição de 18 de março de 2019.

Agência da ONU e parceiro lançam cursos à distância sobre propriedade intelectual

O diretor-regional da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), José Graça Aranha, participou na quinta-feira (14) do lançamento no Rio de Janeiro (RJ) de quatro cursos avançados à distância sobre patentes, marcas, desenhos industriais e indicações geográficas, busca de informações de patentes e noções básicas de redação de patentes.

OIM realiza oficina em Brasília (DF) sobre políticas de combate à escravidão moderna

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizou na semana passada (12 e 13) em Brasília (DF) uma oficina para discutir o fortalecimento de políticas públicas para combater a escravidão moderna na região latino-americana e caribenha. A iniciativa contou com a participação de representes governamentais de Brasil e Colômbia, bem como de representantes de OIM, Embaixada Britânica, Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisadores de Brasil, Colômbia e Venezuela.

Oficina em São Paulo aborda integração de migrantes no mercado de trabalho

Vinte representantes do setor privado participaram na quinta-feira (14) de uma oficina de treinamento em São Paulo (SP) sobre inclusão de migrantes internacionais no mercado de trabalho brasileiro. O objetivo foi esclarecer mitos e tirar dúvidas sobre o processo de contratação, prestação de assistência, documentação, além de abordar benefícios e importância do processo de integração e da diversidade para o desenvolvimento de estratégias corporativas. Este é o quinto encontro da série de oficinas lançadas em dezembro pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), com o apoio do Fundo da OIM para o Desenvolvimento (IDF, na sigla em inglês), sendo a ... Read more

Projeto do Banco Mundial impulsionará agricultura sustentável no Brasil

O Banco Mundial e o governo da Paraíba assinaram na quarta-feira (13), em Brasília (DF), projeto para melhorar o acesso a água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso da população rural aos mercados. A meta é atender 150 mil pessoas. O projeto investirá em sistema de abastecimento de água em comunidades rurais e em tecnologias agrícolas que protegem os cultivos dos efeitos das mudanças climáticas, além de um sistema de informações sobre riscos agroclimáticos.

Atriz e roteirista trans conta sua história em filme brasileiro

Ao longo de uma noite de insônia, a atriz brasileira e mulher trans Julia Katharine conta histórias sobre sua vida no filme 'Lembro Mais dos Corvos'. Corroteirista da produção, a artista falou com o Centro de Informação da ONU no Brasil (UNIC Rio) sobre os desafios de sua trajetória num país onde a expectativa de vida de uma transexual é de 35 anos de idade.

Centro da ONU conhece práticas de cultivo do algodão em Moçambique

O Centro de Excelência contra a Fome da ONU, com sede no Brasil, realizou uma visita de campo a Moçambique, onde pôde avaliar modelos de produção do algodão que são combinados ao cultivo de alimentos. Viagem fez parte do Além do Algodão, projeto do organismo internacional para combater a pobreza e a fome nas zonas rurais de quatro países africanos.

Líder voluntário incentiva brincadeiras de rua e cria fontes de renda em comunidade do DF

A iniciativa Curumim Cultural começou quando Bruno Lopes, morador de Samambaia, no Distrito Federal, percebeu que as crianças de seu bairro não tinham o costume de brincar ao ar livre. Na quadra em que vive, há muitos jovens que raramente eram vistos na rua, por diversos motivos, desde o fácil acesso aos equipamentos eletrônicos à sensação de insegurança que existe no ambiente externo. O líder voluntário decidiu então criar um projeto que estimulasse a ocupação dos espaços públicos e a educação dos jovens por meio de atividades lúdicas. A iniciativa foi uma das vencedoras do prêmio Viva Voluntário em 2018, ... Read more

Cientista político assume cargo de diretor interino do UNAIDS no Brasil

A partir desta quinta-feira (14), o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) está sob a coordenação do cientista político Cleiton Euzébio de Lima. Ele assume a função de diretor interino após a saída de Georgiana Braga-Orillard, que esteve à frente do escritório de 2013 a 2019 e deixou o país para assumir o posto de representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em El Salvador. Cleiton tem mais de dez anos de experiência com a resposta ao HIV no Brasil, tendo trabalhado com foco em prevenção e promoção da saúde e dos direitos humanos ... Read more

Funcionária do ACNUR na Jordânia detalha desafios e conquistas do trabalho com refugiados

A brasileira Yara Maasri, de 34 anos, trabalha há mais de quatro na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e já atuou em quatro países. Hoje, ela é oficial regional de avaliação de vulnerabilidade e targeting no escritório do ACNUR na Jordânia. Na semana que marca os oito anos da guerra na Síria, ela compartilhou os principais desafios dessa grave crise humanitária. Leia a entrevista.

Centro de pesquisa vinculado à ONU seleciona artigos dedicados à igualdade de gênero

Para lembrar o Dia Internacional da Mulher, o Centro Internacional de Políticas para Crescimento Inclusivo (IPC-IG) selecionou artigos dedicados ao empoderamento das mulheres e à igualdade de gênero. O tema escolhido este ano para lembrar a data foi "Pensar igual, construir de forma inteligente, inovar para mudar”, cujo objetivo é buscar formas inovadoras de avançar na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres, particularmente nas áreas de sistemas de proteção social, acesso a serviços públicos e infraestrutura sustentável.

PNUD Brasil adota nova estratégia para impulsionar igualdade de gênero

A igualdade de gênero é um direito humano básico e uma necessidade na busca por um mundo sustentável. Ao lado do empoderamento das mulheres, ela é vital para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que prevê o respeito universal pela dignidade e pelos direitos humanos em um mundo onde todas as mulheres e meninas experimentem a igualdade de gênero completa em que todas as barreiras legais, sociais e econômicas sejam removidas. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está empenhado em fazer desse cenário uma realidade. A Estratégia de Igualdade de Gênero 2018-2021, a terceira ... Read more

Brasil é aceito como membro permanente do Comitê de Concorrência da OCDE

O Brasil foi aceito como membro permanente do Comitê de Concorrência da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O anúncio foi feito em 22 de fevereiro e recebido com entusiasmo por autoridades do governo federal e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A OCDE é segmentada em diretórios, subdivididos em comitês que se reúnem para discutir temas como macroeconomia, comércio, desenvolvimento, educação, ciência e inovação. O Comitê de Concorrência tem dois grupos de trabalho que tratam da interface entre concorrência e regulação e da cooperação e implementação das leis antitrustes. A participação do Brasil como membro permanente foi ... Read more

Agência da ONU apoia lançamento de livro em SP sobre crianças refugiadas

O livro 'Amal e a viagem mais importante da sua vida' conta a história de uma menina que deixa para trás a sua vida na Síria, passando pela Turquia e depois Grécia e Itália, tendo que viajar sozinha.

Em SP, moradores propõem políticas de planejamento urbano para resolver problemas ambientais

Em Jardim Helian, na cidade de São Paulo (SP), a ONU Meio Ambiente apoiou moradores e pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) a mapear problemas ambientais e habitacionais do bairro. O resultado foi a formulação de um plano com soluções urbanísticas, apresentado ao governo local e instituições financeiras.

Escritório da ONU visita Paraná para discutir monitoramento do uso da força pela polícia

Uma equipe do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) foi ao Paraná verificar a implementação de um programa que busca controlar o uso da força pelas autoridades de segurança. O governo paranaense desenvolve atualmente estratégias de policiamento comunitário em 27 municípios, a fim de garantir que o emprego da força esteja em conformidade com exigências legais.

Venezuelanas participam de oficina de caratê em Roraima

"Todas com o braço direito na frente. Vamos dar três golpes mudando os braços". Entre gritos, sorrisos e palmas, cerca de 90 adolescentes e mulheres venezuelanas participaram de uma oficina de artes marciais promovida pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em Pacaraima (RR). Realizada num abrigo de passagem para refugiados e migrantes, a atividade aconteceu na última sexta-feira em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, 8 de março.

No Rio, agência da ONU pede fim do estigma para combater a hanseníase

No Rio de Janeiro (RJ), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) — braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) — afirmou nesta semana (12) que o estigma associado à hanseníase tem dificultado os esforços para acabar com a transmissão da doença. Atualmente, mais de 200 mil novos casos de hanseníase são detectados no mundo a cada ano. Dessas ocorrências da doença, 80% são registradas em três países – Brasil, Índia e Indonésia.

UNICEF lamenta ataque em escola de Suzano que deixou ao menos 8 mortos

Em comunicado publicado em suas redes sociais, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lamentou nesta quarta-feira (13) o ataque a tiros ocorrido na escola estadual Professor Raul Brasil em Suzano, região metropolitana de São Paulo (SP). O ataque deixou ao menos oito vítimas, sendo cinco alunos, duas funcionárias e um empresário.

Ministra dos Direitos Humanos diz que objetivo do Brasil é erradicar violência contra mulheres

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, participa na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, da 63ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW63), que ocorre até 22 de março com foco em temas de proteção social, acesso a serviços públicos e infraestrutura sustentável para mulheres e meninas do mundo todo. Em entrevista à ONU News, a ministra afirmou que o combate à violência contra a mulher é um objetivo definido no Brasil. Segundo dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o país lidera a taxa de ... Read more

Em Brasília, refugiados concluem profissionalização para trabalhar em restaurantes

Refugiados e solicitantes de refúgio concluíram em fevereiro, em Brasília, o curso de garçom da Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Profissionalização foi promovida pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e teve a participação de alunos venezuelanos, camaroneses, ganeses e brasileiros.

Em Boa Vista, estudantes de Medicina promovem brincadeiras em posto para venezuelanos

Em Boa Vista (RR), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) surpreendeu venezuelanos num posto de triagem com música e uma atividade lúdica para crianças. Treze voluntários vestidos de palhaços animaram o centro de atendimento com performances artísticas para mais de 200 pessoas. Iniciativa realizada neste mês (1º) foi fruto de parceria da agência da ONU com a Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA).

Com apoio da ONU, Defensoria Pública da União promove seminário sobre mulheres em espaços de poder

Com apoio da ONU Mulheres, a Defensoria Pública da União promove a partir de amanhã (14), em São Paulo (SP), o Seminário Nacional Mulheres em Espaços de Poder e Decisão. Ao longo de dois dias, especialistas vão discutir temas como a participação das mulheres no sistema de Justiça, na produção do conhecimento, na representação política e em posições de liderança. Inscrições são gratuitas e serão feitas no dia.

Em Brasília, PNUD debate desafios da agricultura brasileira

Os obstáculos ao desenvolvimento do setor agrícola no Brasil foram tema de seminário realizado na terça-feira (12), em Brasília, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Com a participação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), evento discutiu desafios nas áreas de crédito e seguro agrícolas, extensão rural, comércio internacional, sustentabilidade, migração e emprego no meio rural.

Premiação da UNESCO para mulheres cientistas do Brasil recebe inscrições até 30/4

Até 30 de abril, estão abertas as inscrições para a 14ª edição do prêmio Para Mulheres na Ciência. Iniciativa premiará jovens pesquisadoras brasileiras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática. As cientistas serão contempladas com uma bolsa-auxílio de 50 mil reais cada para dar prosseguimento aos seus estudos.

Programa de interiorização beneficia mais de 5 mil venezuelanos no Brasil

O Governo Federal realiza nos dias 13 e 23 de março mais duas etapas do programa de interiorização de refugiados e migrantes venezuelanos que vivem atualmente em Boa Vista, capital de Roraima. Com as duas viagens, o número de estrangeiros realocados para outros estados brasileiros chegará a 5.250. Projeto das autoridades tem o apoio da ONU Brasil.

ONU e parceiros promovem no Rio centésima edição global de curso sobre propriedade intelectual

Cerca de 50 pessoas de três estados brasileiros participaram na segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, de curso da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e parceiros com o objetivo de aumentar a participação no sistema de propriedade intelectual e promover desenvolvimento e inovação. A iniciativa, que seguirá por duas semanas, é promovida em parceria com a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Na abertura, especialistas alertaram para os entraves que colocam o Brasil em 64o lugar no Índice Global de Inovação entre as 126 economias avaliadas em 2018.