Crianças em campo para deslocados internos em Bangui, na República Centro-Africana. Foto: UNICEF / Le Du

UNICEF e loja de departamento online fazem campanha de Natal para promover direitos das crianças

Neste Natal, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a loja de departamento online Americanas.com se uniram para garantir os direitos de crianças e adolescentes do Brasil e do mundo. Com a parceria, clientes que acessam o site de compras são convidados a “doar sorrisos”, adquirindo produtos que levam educação, alimentação, saneamento ou cuidado médico para meninos e meninas vulneráveis de diferentes partes do planeta.

Paisagem urbana e cultural do Rio de Janeiro levou cidade a ser declarada patrimônio mundial da UNESCO. Foto: WikiCommons / KarlaFPaiva

Rio de Janeiro é 1ª paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial da UNESCO

Rio de Janeiro receberá o título de paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial, conferido de forma inédita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Reconhecimento chama atenção para as relações peculiares entre cidade e natureza que são observadas na capital fluminense. Cerimônia de entrega do certificado da agência da ONU acontece na próxima terça-feira (13), aos pés do Cristo Redentor.

FMI eleva projeção para economia brasileira em 2016 e 2017, mas cita incertezas políticas que deixam o cenário nebuloso. Foto: Agência Brasil

CEPAL atualizará projeções de crescimento para países da América Latina e do Caribe

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) divulgará na quarta-feira (14) seu “Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2016”, publicação em que atualizará as estimativas de crescimento da organização para os países da região este ano e para 2017. A coletiva de imprensa será transmitida pela Internet e por teleconferência no escritório da CEPAL em Brasília.

Foto: EBC

VÍDEO EXCLUSIVO: As violações no sistema prisional brasileiro

Na contramão da tendência mundial de redução do número de pessoas em privação de liberdade, o Brasil aumenta, a cada ano, 7% a sua população carcerária. O país já é o quarto no ranking global de encarceramento.

Na semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos – 10 de dezembro –, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) apresenta um especial sobre abusos no sistema prisional brasileiro, como o encarceramento de inocentes, superlotação, maus-tratos e tortura.

O casal Zaida (da Colômbia) e Amadou (do Mali) foi acolhido pela Casa de Passagem Terra Nova, um dia após chegar em São Paulo. Foto: ACNUR / T. Sganzerla

Abrigo público para solicitantes de refúgio e migrantes em São Paulo recebe homenagem no STF

Casa de Passagem Terra Nova, abrigo público que acolhe e dá assistência a refugiados e migrantes em São Paulo, foi homenageada na terça-feira (6) em Brasília, durante a 13ª edição do Prêmio Innovare, promovido pelo Poder Judiciário brasileiro. Iniciativa, que oferece atendimento jurídico, serviços e moradia por um período de até 50 dias, ficou entre as finalistas da premiação.

Vencedores do Prêmio Mais Movimento com parceiros da iniciativa. Foto: UNIC Rio / Matheus Otanari

PNUD anuncia vencedores do Prêmio Mais Movimento

O Prêmio Mais Movimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciou nesta sexta-feira (2) no Rio de Janeiro os vencedores que promovem a prática regular da atividade física: Erê Lab, Geração Movimento e o Programa Promoção de Atividade Física em Unidades Básicas de Saúde. A reportagem foi “Engenheiro do Rio cria aplicativo que junta os amantes de vários esportes”, da RedeTV, pela jornalista Gabriela Zottis, também foi premiada pela iniciativa.

Haitianos desembarcam em busca de oportunidades de emprego no Brasil após o terremoto de 2010. Foto: Senado / Luciano Pontes

ONU promove encontro em Brasília sobre atendimento a migrantes e refugiados

Evento organizado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em Brasília promove de 5 a 7 de dezembro a troca de experiências entre organizações especializadas no atendimento de refugiados e migrantes que chegam ao Brasil. Segundo o ACNUR, o debate se torna ainda mais importante em um momento de forte aumento do fluxo migratório para o país de pessoas que fogem de conflitos armados, violência e perseguições.

Na Arena Condá, torcedores da Chapecoense prestam homenagem às vítimas do acidente na Colômbia. Foto: Agência Brasil / Daniel Isaia

Chefe da UNESCO envia condolências ao Brasil por tragédia da Chapecoense

“Nos unimos a sua dor e à de seu povo, reconhecendo o impacto que essa tragédia tem para os brasileiros, assim como para a comunidade esportiva e a mídia em seu país”, disse a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, em carta enviada ao presidente Michel Temer sobre o acidente de avião que vitimou jogadores e membros da comissão técnica da Chapecoense, jornalistas e tripulação. A chefe da agência da ONU prestou condolências ao Brasil pelo falecimento das vítimas.

PNUD e Brasil querem capacitar mão de obra haitiana para atrair investidores e garantir inserção da população no mercado de trabalho. Foto: Fórum Caribenho sobre Risco Sísmico em Zonas Urbanas

Migração e novos modelos de negócios são desafio para mercado de trabalho do século 21, diz OIT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) participou no fim de novembro (21) em São Paulo de seminário que reuniu mais de 60 especialistas, acadêmicos e representantes de governos, sociedade civil e organizações de empregadores e trabalhadores.

Na ocasião, o diretor do escritório da OIT no Brasil, Peter Poschen, lembrou que a organização foi criada no século 20, enquanto as mudanças ocorridas nos últimos 30 anos trazem novos desafios, como um fenômeno migratório mais acentuado e novos modelos de negócios.

Em Dia Internacional que celebra o esporte como ferramenta para o desenvolvimento e a paz, o chefe da ONU, Ban Ki-moon, foi categórico: “jogando juntos, podemos criar o futuro que queremos”. Foto: UNICEF Brasil / Rocha

PNUD entrega Prêmio Mais Movimento para incentivar combate à ‘epidemia de inatividade física’

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) entregará o Prêmio Mais Movimento a seus vencedores no Museu de Arte do Rio (MAR), na sexta-feira (2). O representante do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic, participa da cerimônia. Premiação reconhece projetos que promovam experiências positivas para crianças desde cedo e/ou integrem a atividade física no dia a dia das pessoas em todas as faixas etárias.

Imigrantes haitianos em Iñapari, no Peru. A rota é usada por muitos para alcançar o Brasil pela fronteira com o Acre, para depois seguirem para centros urbanos. Segundo as mais recentes estimativas, mais de 50 mil haitianos já migraram para o Brasil desde o terremoto que atingiu o país caribenho, em janeiro de 2010. Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Cátedra Sérgio Vieira de Mello premia teses e dissertações sobre refúgio e migração

Após palestras de refugiados, representantes da agência da ONU para o tema, acadêmicos e pesquisadores de diferentes países, a I Conferência Latino-Americana e o VII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) concluíram seus trabalhos com a premiação de teses e dissertações.

Os trabalhos foram selecionados por uma banca avaliadora composta por membros da cátedra e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), de acordo com a relevância da pesquisa. O evento ocorreu na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Maior parte dos casos de microcefalia está concentrada no Nordeste do país. Foto: EBC

UNICEF distribui kits em Recife para estimular crianças afetadas pelo zika

Em Recife, o projeto Redes de Inclusão — do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros — distribuiu na terça-feira (29) kits para estimular o desenvolvimento de crianças com a síndrome congênita do zika. A ação é uma das diversas iniciativas promovidas pela agência da ONU para levar atenção humanizada a gestantes, famílias e cuidadores de crianças que foram afetadas neurologicamente pelo vírus.

Luiz Carlos Pereira Junior, diretor do hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, Infectologista do Emílio Ribas, Wanessa Camargo, Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, diretora do UNAIDS no Brasil, e Maria Clara Gianna, Coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo. Foto: Hélvio Romero.

Embaixadora de agência da ONU, Wanessa Camargo apoia campanha de prevenção à Aids em SP

A segunda edição da Campanha de Mobilização Virtual contra a Aids do Hospital Emílio Ribas foi lançada na quarta-feira (24) na sede da instituição, em São Paulo, com a presença da Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS, Wanessa Camargo, autoridades locais e outras celebridades. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população em geral, e em especial os jovens, sobre a prevenção ao HIV.

Também estavam presentes no evento os cantores Simony, MC Gui, Tiê, Filipe Catto e Patrícia Marx, além do ator Dalton Vigh, do humorista Daniel Zuckerman, das apresentadoras Fabiana Scaranzi e Marina Person, entre outros convidados.

Homens armados entraram em março na casa de Berta Cáceres, localizada na cidade de La Esperanza, oeste do país, e mataram a ativista. Foto: goldmanprize.org

América Latina é região mais hostil a ambientalistas, diz relator da ONU

A ambientalista hondurenha e defensora dos direitos indígenas Berta Cáceres foi assassinada em casa, em março deste ano, na frente de um amigo. Todas as ameaças que recebeu por anos se tornaram, então, realidade. Berta lutou a vida toda pelo direito dos povos Lenca de viver em um ambiente seguro e saudável em seu próprio país, Honduras.

O assassinato de Berta não foi um caso isolado. Em 2014, três quartos dos 116 casos de assassinatos de defensores do meio ambiente e dos direitos humanos ocorreram na América Central e na América do Sul, segundo relator das Nações Unidas.

Denise Hills destacou a importância de envolver cada vez mais as lideranças empresariais na busca pelo desenvolvimento sustentável. Foto: Rede Brasil do Pacto Global / Fellipe Abreu

Negócios sustentáveis preservam planeta, reduzem desigualdades e atraem consumidores

Apostar na sustentabilidade é bom para o planeta, para as comunidades e para os negócios. Essa foi a conclusão de especialistas e representantes do setor privado que se reuniram no início de novembro em São Paulo, para o Fórum Pacto Global. Realizado no Museu de Arte da capital paulista (MASP), evento reuniu lideranças corporativas que fazem parte do Pacto Global das Nações Unidas para debates sobre a Agenda 2030 da ONU.