Saara Ocidental: ONU anuncia nova rodada de conversações entre as partes

Uma nova rodada de conversações informais entre as partes em conflito sobre o Saara Ocidental ocorrerá em Nova York na próxima semana, durante a visita do Enviado Especial das Nações Unidas para o Saara Ocidental, Christopher Ross. A informação foi dada a repórteres em Nova York pelo Porta-voz do Secretário-Geral, Martin Nesirky.

Saara Ocidental: ONU anuncia nova rodada de conversações entre as partes. Foto ONUUma nova rodada de conversações informais entre as partes em conflito sobre o Saara Ocidental ocorrerá em Nova York na próxima semana, durante a visita do Enviado Especial das Nações Unidas para o Saara Ocidental, Christopher Ross. A informação foi dada a repórteres em Nova York pelo Porta-voz do Secretário-Geral, Martin Nesirky.

As delegações que representam as duas partes em conflito – Marrocos e a Frente Polisário –, assim como os Estados vizinhos da Argélia e Mauritânia, se reunirão em Long Island durante dois dias de reuniões informais, em 8 e 9 de novembro.

Na sua resolução 1871 de 2009, o Conselho de Segurança pediu a ambas as partes que prossigam os diálogos sob as recomendações do Secretário-Geral para conseguir “uma paz justa, duradoura e mutuamente aceita, que proporcionará a autodeterminação do povo do Saara Ocidental”.

“Resolver o conflito do Saara Ocidental continua sendo uma prioridade para as Nações Unidas. Esperamos que esta próxima reunião seja produtiva e ajude às partes a ultrapassar o impasse”, disse Nesirky.

As Nações Unidas têm se envolvido nos esforços para a resolução do conflito do Saara Ocidental desde 1976, quando se iniciaram os combates entre Marrocos e a Frente Polisário após a saída da administração colonial espanhola do território. Marrocos tem presentado um plano para a autonomia, enquanto que a posição da Frente Polisário é de que o estatuto final do território deve ser decidido em um referendo de autodeterminação, que inclui a independência como uma opção.