Rio de Janeiro recebe oficina regional de rotulagem ambiental

Workshop para países da América do Sul, com foco nos membros do MERCOSUL e associados, é parte do Programa de Eficiência de Recursos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) – por meio da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) – realizarão, nos dias 19 e 20 de agosto, no Rio de Janeiro, a Oficina Regional de Rotulagem Ambiental para países da América do Sul. O workshop tratará da rotulagem ambiental como instrumento de mercado para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados globais e fortalecer a gestão ambiental em políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

A oficina, organizada para convidados nacionais e internacionais, é parte do projeto “Capacitando países em desenvolvimento para implementar oportunidades em rotulagem ambiental”, do programa de Eficiência de Recursos e Consumo e Produção Sustentável do PNUMA. O Projeto de Cooperação SECEX/União Européia/PNUMA em Rotulagem Ambiental será apresentado no evento, que reunirá participantes do MERCOSUL, de organizações internacionais, governos, setor privado e especialistas da área.

Durante o evento, também serão compartilhadas experiências bem-sucedidas na área de rotulagem ambiental, como o Programa de Qualidade Ambiental (COLIBRI/ABNT) e o Global Ecolabelling Network (GEN) – que desempenha um papel de liderança a nível global na promoção e desenvolvimento de mecanismos de reconhecimento mútuo entre programas nacionais de rotulagem ambiental de produtos e serviços. A oficina também fornecerá informações aos participantes do Brasil e do MERCOSUL sobre os critérios e processos de certificação ambiental da União Européia (The Flower).

O projeto destina-se a intercambiar experiências e construir capacidades, com o objetivo de conscientizar e capacitar representantes dos diversos setores dos países em desenvolvimento sobre as oportunidades da adoção do programa de rotulagem ambiental, a fim de abrir caminhos para a sua disseminação no mercado brasileiro e de países da América Latina e Caribe.

Para mais informações

Amanda Talamonte
Assessoria de Comunicação
Escritório do PNUMA no Brasil
comunicacao@pnuma.org
Tel: (61) 3038-9237
http://www.pnuma.org.br
http://www.unep.fr/scp/ecolabelling/