Reunião de alto nível sobre direitos humanos dos migrantes acontece nesta quarta (4) em Genebra

Evento terá transmissão ao vivo e será aberto pela chefe de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay. Existem atualmente mais de 215 milhões de migrantes internacionais em todo o mundo.

Os esforços para promover os direitos humanos de um número crescente de migrantes em todo o mundo serão o foco de uma reunião-chave em Genebra nesta quarta-feira, 4 de setembro. O encontro será aberto pela alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay.

As discussões contribuirão para o segundo Diálogo de Alto Nível da ONU sobre migração internacional e desenvolvimento, que será em Nova York, dias 3 e 4 de outubro.

Existem atualmente mais de 215 milhões de migrantes internacionais em todo o mundo. Juntos eles formam o quinto maior país em termos de população. Mais pessoas estão em movimento do que nunca, se movem com mais frequência e por distâncias maiores, porém por muitas vezes em condições precárias.

No entanto, nas discussões globais a migração raramente é abordada como um processo fundamentalmente humano – migrantes raramente são vistos como seres humanos, detentores de direitos humanos. Em muitos casos, os migrantes são vistos ora como fornecedores de remessas, ora como ameaças à segurança.

O painel de debates começará às 10h de Genebra desta quarta-feira (4) – 5h da manhã de Brasília – e acontece na Sala IX do Palais des Nations. O painel será composto por representantes da Suíça, Bangladesh e México, do Secretariado da presidência sueca do Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Anistia Internacional e a Coalizão Internacional sobre Detenção.

Às 14h, o Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH) e o UNODC realizarão uma coletiva de imprensa conjunta na sala de imprensa 1, também no Palais des Nations, para lançar duas novas publicações da ONU sobre migração.

O relatório explora o desafio da cooperação internacional na proteção dos direitos humanos de todos os migrantes. O documento do Grupo de Migração Global, conduzido pelo UNODC, observa os riscos enfrentados por migrantes, principalmente aqueles em situação irregular.

O debate vai ser transmitido ao vivo: https://new.livestream.com/Geneva-live/OHCHR

É possível acompanhar também pelo Twitter (#Rights4Migrants) pelo Facebook (http://on.fb.me/17pTGSk) ou pelo Google+ (http://bit.ly/17pTjr1).

Detalhes do evento e agenda estão disponíveis em:
www.ohchr.org/EN/Issues/Migration/Pages/HLD2013.aspx