República Centro-Africana: Secretário-Geral da ONU parabeniza formação de governo de unidade nacional

O país, um dos mais pobres do mundo, conta com um Escritório Integrado da ONU de Construção da Paz, que está trabalhando para ajudar no processo transição.

Casa abandonada em ruínas no norte da República Centro-Africana. Foto: IRIN / Anthony Morland

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou nesta terça-feira (05) a formação de um Governo de Unidade Nacional na República Centro-Africana e apelou a todas as partes para que cumpram o acordo de cessar-fogo assinado no mês passado.

“Este é um passo importante para a consolidação do processo de construção da paz”, disse um comunicado divulgado pelo porta-voz de Ban.

A lista dos novos membros do governo de transição foi liberada no domingo (03) por meio de um decreto presidencial. A medida está de acordo com o pacto assinado em 11 de janeiro, em Libreville, no Gabão, após conflitos no mês de dezembro entre uma aliança de grupos rebeldes – conhecidos coletivamente como Séléka – e o governo terem afetado cerca de 1,8 milhão de pessoas.

O país, um dos mais pobres do mundo, conta com um Escritório Integrado da ONU de Construção da Paz (BINUCA), que está trabalhando com todas as partes envolvidas no conflito para ajudar no processo transição.