Representantes do Brasil participam de curso da ONU na Itália sobre redução de risco de desastres

O encontro presencial complementa a capacitação a distância por meio de plataforma de aprendizagem online.

Voluntários dos Nudec trabalhando em áreas de risco em Ouro Preto. Foto: PBH

Voluntários dos Nudec trabalhando em áreas de risco em Ouro Preto. Foto: Flickr/PBH

Representantes do Brasil participaram do curso de redução de riscos de desastres e desenvolvimento local em Turim, Itália, entre os dias 1 e 5 de junho. A iniciativa, desenvolvida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR), contou ainda com representantes de outros 13 países da América Latina, África e Ásia.

O encontro presencial complementa a capacitação a distância por meio de plataforma de aprendizagem online. Além dos conteúdos ministrados pelos facilitadores do curso, a semana também serviu para compartilhar experiências entre os participantes, trocar aprendizagens e fomentar parcerias, conhecendo melhor conceitos e práticas adaptados às distintas realidades locais.

Os participantes puderam visitar a sede da Agência de Proteção Civil da região do Piemonte – com suas modernas unidades móveis de pronto-atendimento – e conhecer também a experiência dos “comitês locais de gestão de calamidades” em Moçambique – semelhantes ao Núcleo Comunitário de Defesa Civil do Brasil – que contam com o conhecimento local para identificar riscos e reagir a emergências, utilizando no contexto onde se encontram recursos de baixa tecnologia, mas de alta efetividade, como bandeiras de sinalização e rádios movidos a manivela.