Renovação das parcerias internacionais é essencial na agenda de desenvolvimento pós-2015, diz ONU

Painel das Nações Unidas ressaltou também a proteção do meio ambiente e o consumo sustentável como vitais para o desenvolvimento no longo prazo.

ONU quer renovação das parcerias para uma agenda de desenvolvimento pos-2015 centrada nas pessoas. Foto: ONU/Kibae Park

ONU quer renovação das parcerias para uma agenda de desenvolvimento pós-2015 centrada nas pessoas. Foto: ONU/Kibae Park

O Painel da ONU de pessoas eminentes para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 apelou nesta quarta-feira (27) pela renovação da parceria global por uma uma agenda de desenvolvimento centrada nas pessoas depois de 2015. O ano marca o prazo para as metas de combate à pobreza, conhecidas como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

“Na reunião desta semana, nós concordamos com a necessidade de uma parceria global renovada que permita uma agenda de desenvolvimento transformadora, centrada nas pessoas e na sensibilidade do planeta e que seja construída por meio da parceria igualitária de todos os interessados”, o Painel afirmou em um comunicado.

O painel ocorreu entre os dias 25 e 27 de março em Bali, Indonésia, e emitiu um comunicado ressaltando as áreas essenciais para que a sua visão pós-2015 seja cumprida. Dentre os temas estão a renovação e revitalização da governança global e das parcerias; proteção do meio ambiente global; produção e consumo sustentáveis e meios reforçados de implementação.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou os 27 membros do painel em julho do ano passado para que recomendem um quadro ambicioso e alcançável para a agenda de desenvolvimento do mundo pós-2015. A próxima reunião entre os membros acontecerá em maio, em Nova York (EUA), e o grupo deve apresentar o seu relatório final ao Secretário-Geral até o final do mesmo mês.


Comente

comentários