Relatório Mundial sobre Drogas 2013 será lançado nesta quarta-feira, 26 de junho

Coletiva de imprensa será em Brasília, às 10h, na sede da OPAS/OMS.

Nesta quarta-feira, dia 26 de junho, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançará simultaneamente em diversas cidades do mundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2013. No mesmo dia, também é comemorado o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos.

Elaborado anualmente pelo UNODC, o documento reúne dados estatísticos e análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilícitas em todo o mundo, incluindo produção, tráfico e consumo, servindo de referência para a implementação de políticas públicas por parte dos governos.

Nesta edição 2013, o Relatório Mundial sobre Drogas mostra que o uso de drogas ao redor do mundo tem se mantido estável, apesar de um leve aumento no número total estimado de usuários de substâncias ilícitas. O relatório também mostra preocupação com o uso combinado de medicamentos de prescrição e substâncias ilícitas.

Além disso, o relatório faz um alerta sobre a proliferação das Novas Substâncias Psicoativas (NSP), que não passaram por testes de segurança em humanos e podem ser bem mais perigosas que drogas tradicionais. Essas substâncias não controladas são comercializadas abertamente como “drogas lícitas”, “químicos de pesquisa”, “adubo” e “sais de banho”, inclusive pela internet, dando uma impressão de legalidade e levando os jovens a acreditar que estão curtindo uma diversão de baixo risco.

Para divulgar o relatório, o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil realizará uma coletiva de imprensa em Brasília, às 10h, na sede da OPAS/OMS. Estarão presentes na coletiva o Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, além de representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), da Polícia Federal, do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Os jornalistas que quiserem comparecer à coletiva de imprensa podem confirmar sua presença por email: anapaula.canestrelli@unodc.org

Serviço
Data: 26 de junho de 2013
Horário: 10h
Local: sede da OPAS/OMS em Brasília
Endereço: Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 – Brasília, DF

Contato para imprensa
Ana Paula Canestrelli
Assessora de Comunicação
Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil
anapaula.canestrelli@unodc.org
Tel: +55 (61) 3204-7206 / 8143-4652