Relatório da ONU analisa desafios da relação entre União Europeia e a América Latina e o Caribe

Publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, o documento analisa a nova situação econômica e social de ambos os blocos para aprofundar o diálogo entre as regiões.

Bandeira da União Europeia. Foto: Flickr/Rock Cohen (CC)

Bandeira da União Europeia. Foto: Flickr/Rock Cohen (CC)

De acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) da ONU, o dinâmico cenário internacional caracterizado pela revolução tecnológica, a globalização dos padrões de consumo, a organização da economia mundial em grandes blocos e a pressão progressiva sobre o meio ambiente, apresenta novos desafios e oportunidades para as relações entre a União Europeia e a América Latina e o Caribe.

Para analisar a questão, a CEPAL elaborou um relatório especial, que será entregue como uma contribuição para a próxima Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) e a União Europeia (UE), que acontece em Bruxelas (Bélgica), entre os dias 10 e 11 de junho de 2015.

O documento ‘A União Europeia e a América Latina e do Caribe‘ apresenta as realidades econômicas e sociais de ambos os blocos e visa aprofundar o diálogo entre as regiões e buscar pontos em comum que permitam trabalhar no caminho para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade.

“Estamos certos que este diálogo político entre a UE e a CEPAL resultará em iniciativas orientadas para os cidadãos e encaminhadas para fomentar a inovação para o crescimento sustentável, assegurar uma educação de qualidade para todos, garantir a segurança e combater a mudança climática”, acredita a secretária-executiva da Comissão, Alicia Bárcena.