Relatório anual da CEPAL sobre comércio internacional será lançado na quinta-feira, dia 9

O documento será apresentado às 11h de Brasília em uma coletiva de imprensa com a secretária executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, com transmissão ao vivo pelo site da Instituição.

As perspectivas da economia mundial para 2014 pioraram no decorrer deste ano, provocando uma virtual estagnação do comércio internacional da América Latina e do Caribe. A dimensão deste fraco desempenho será detalhado no Relatório Panorama da Inserção Internacional da América Latina e do Caribe 2014, que a Comissão Econômica da ONU para a América Latina e Caribe (CEPAL) lança na próxima quinta-feira, 9 de outubro, em sua sede em Santiago (Chile).

O Relatório anual, um dos mais importantes desta Comissão Regional das Nações Unidas, será apresentado às 11h do Chile e de Brasília em uma coletiva de imprensa, pela secretária executiva da CEPAL, Alicia Bárcena,  que será transmitida ao vivo pelo site da Instituição.

O documento, preparado pela Divisão de Comércio Internacional e Integração da CEPAL, apresentará em sua edição de 2014 um exame da conjuntura internacional e suas repercussões no comércio mundial e regional. Apresentará, também, uma análise da participação da América Latina e do Caribe nas cadeias internacionais de valor e das diversas áreas em que a integração e a cooperação podem contribuir para fortalecer a integração produtiva entre as economias da região.

Finalmente, no último capítulo do Relatório são analisadas as relações intrarregionais e extrarregionais dos países da Comunidade do Caribe (CARICOM).

Mais informações em: www.cepal.org.

Os meios de comunicação são convidados a participar da coletiva de imprensa do lançamento do Relatório, que se realizará na sede da CEPAL (Av. Dag Hammarskjöld 3477, Vitacura, Santiago, Chile, Sala Celso Furtado).

Para confirmar presença, consultas e marcação de entrevistas, entrar em contato com a Unidade de Informação Pública da CEPAL.

E-mail: prensa@cepal.org; telefone: (56) 22210 2040.

No Brasil, entrar em contato com: Pulcheria Graziani – E-mail: pulcheria.graziani@cepal.org Telefones: (61) 3321-7540 ou (61) 9976-8030.