Rede de ONGs completa 10 anos com evento de esporte e cidadania no Rio

O evento “Esporte na Rua” promoveu ações gratuitas no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

No último domingo (27), o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, recebeu jovens atletas para comemorar o décimo aniversário da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).

O evento “Esporte na Rua” promoveu ações gratuitas e contou com organizações como a Fundação Gol de Letra, o Instituto Reação e o Projeto Grael. Crianças e jovens de todas as idades aproveitaram uma manhã de sol praticando ginástica rítmica, boxe, vela, capoeira, skate e até futebol com vendas nos olhos.

Além de estimular o exercício físico, as organizações propõem democratizar as atividades esportivas e o lazer. Joanna Dutra, representante do Projeto Grael, explica que a rede trabalha o esporte como uma forma de inclusão. “A gente trabalha o esporte para garantia de direitos, cidadania e para ocupar os espaços públicos”, disse.

Criada por uma parceria entre a Nike e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a REMS reúne 82 organizações que acreditam que o esporte seja uma ferramenta de desenvolvimento humano. Ela busca dar visibilidade ao trabalho das organizações, observando o impacto social e o poder transformador do esporte, bem como inspirar pessoas a terem uma vida mais saudável e ética.

Assista ao vídeo do evento: