Rede Brasileira do Pacto Global prepara estratégias de implementação dos Objetivos Globais da ONU

As redes locais do Pacto Global da ONU se dedicam a traduzir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para as empresas, possibilitando que elas usem essas metas para promover melhores práticas corporativas e oportunidades de crescimento sustentável.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão gerando uma reação em cadeia de ação nos níveis nacional e local de todos os Estados-Membros das Nações Unidas. Os 17 Objetivos Globais foram criados como uma alternativa para acabar com a pobreza extrema e a desigualdade e proteger o planeta nos próximos 15 anos. Eles são de natureza global, mas dependem de implementação regional para ter sucesso.

As redes locais do Pacto Global da ONU se dedicam a traduzir os ODS para as empresas, possibilitando que elas usem essas metas para promover melhores práticas corporativas e oportunidades de crescimento sustentável. Novos recursos, tais como SDG Compass, Matrizes Setoriais para os ODS e Poverty Footprint, disponibilizados em inglês, auxiliam as organizações a tomarem medidas sustentáveis.

O SDG Compass explica como os ODS afetam seus negócios, oferecendo ferramentas e conhecimento para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia da organização. Para entender as importantes oportunidades de negócios apresentadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reduzir riscos, empresas são encorajadas a definir suas prioridades, baseadas na avaliação de seus aspectos positivos e negativos nos ODS, considerando sua cadeia de valor.

A publicação “Matrizes setoriais para os ODS” expõe casos específicos por setor, com exemplos e ideias para ações corporativas relacionadas aos ODS. Uma série de edições com cada matriz apresentará as principais ações e decisões tomadas por diversas empresas para os ODS. A primeira é sobre o setor de serviços financeiros. Já o guia Call to action: derrubando barreiras legais para o empoderamento econômico das mulheres chama a atenção para a importância da igualdade de gênero nas organizações.

Conheça estes recursos aqui.


Comente

comentários