Rede Brasil do Pacto Global reitera esforços por igualdade de gênero nas empresas

Neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU reiterou seus esforços em promover a equidade de gênero no mercado de trabalho.

A Rede Brasil se empenha para que, em 2019, mais empresas se comprometam com os Princípios do Empoderamento da Mulher, também conhecidos como WEPs.

O WEPs é uma ferramenta do Pacto Global e da ONU Mulheres que oferece sete passos para guiar empresas no empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho.

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU reitera os seus esforços em promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. Foto: PNUD

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU reitera os seus esforços em promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. Foto: PNUD

Neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU reiterou seus esforços em promover a equidade de gênero no mercado de trabalho.

Esta é uma das frentes de ação prioritárias para as estratégias da iniciativa em 2019 e 2020, nivelando a agenda ao mesmo patamar do combate às mudanças do clima e do engajamento dos jovens com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A estratégia do Pacto Global, liderado pela CEO e diretora-executiva Lise Kingo, reconhece um panorama real enfrentado pelas mulheres no setor privado — elas são sub-representadas em cargos de decisão, recebem salários desiguais pelo mesmo trabalho, lacuna que chega a uma média de 30% de diferença, e estão em desvantagem em relação aos homens no que se refere a oportunidades no mercado.

Apenas 14% dos cargos de liderança das 500 maiores empresas do Brasil são ocupadas por mulheres.

É por isso que a Rede Brasil também se empenha para que, em 2019, mais empresas se comprometam com os Princípios do Empoderamento da Mulher (ou Women’s Empowerment Principles, em inglês), também conhecidos como WEPs.

“Queremos que até o final do próximo ano, 100% dos nossos participantes assumam compromissos públicos em relação à igualdade de gênero”, disse a Rede Brasil.

Sete passos do empoderamento

O WEPs é uma ferramenta do Pacto Global e da ONU Mulheres que oferece sete passos para guiar empresas no empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho:

Mais de 150 empresas brasileiras já se comprometeram com o WEPs – interessadas em participar do movimento devem preencher o formulário de adesão. Os princípios são divulgados no Brasil pelo Fórum WEPs, encontros anuais da ONU Mulheres, Rede Brasil, empresárias e representantes do setor privado para discutir os avanços e desafios no setor privado brasileiro.

Para reforçar a iniciativa e o engajamento das empresas, o Pacto Global e a ONU Mulheres também lançaram a plataforma online WEP Gender Gap Analysis Tool (Ferramenta de Análise de Diferenças de Gênero e Princípios de Empoderamento das Mulheres). Quando as companhias se engajam na ferramenta, elas identificam os seus pontos fortes, lacunas e oportunidades para melhorar o seu desempenho em igualdade de gênero.

A Rede Brasil também promove a igualdade de gênero dentro do seu Grupo Temático (GT) de Direitos Humanos & Trabalho.

Em sua terceira edição, o projeto Empoderando Refugiadas abrange encontros onde signatárias da Rede Brasil qualificam mulheres refugiadas para que consigam emprego no Brasil. Duas frentes são trabalhadas durante o projeto: primeiro, a orientação profissional às participantes; segundo, a criação de uma ponte de diálogo e networking entre essas mulheres e empresas para oportunidades de trabalho.