Rede Brasil do Pacto Global anuncia finalistas do Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento 2019

Quinze projetos da iniciativa privada foram anunciados como os finalistas do Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento 2019, da Rede Brasil do Pacto Global.

Prêmio teve como objetivo reconhecer os melhores projetos inovadores desenvolvidos por membros do Pacto Global Brasil que privilegiem práticas de sustentabilidade na área de água e saneamento em suas operações e cadeias de abastecimento, em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6).

Vencedores serão reconhecidos em uma publicação que será lançada no próximo dia 11 de dezembro, em evento em São Paulo com especialistas em gestão hídrica eficiente; representantes de empresas; do governo; de organizações não-governamentais; e instituições ligados ao setor da água, saneamento básico e higiene no país.

Prêmio homenageia ações da iniciativa privada brasileira que trabalham o tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), Água potável e Saneamento. Foto: Amritanshu Sikdar/CC.

Prêmio homenageia ações da iniciativa privada brasileira que trabalham o tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), Água potável e Saneamento. Foto: Amritanshu Sikdar/CC.

Quinze projetos empresariais ligados a Água e Saneamento são finalistas do Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6) 2019, da Rede Brasil do Pacto Global.

Ao reconhecer os melhores cases da área no Brasil, a iniciativa das Nações Unidas qualifica o debate sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, Água potável e Saneamento, e mostra as oportunidades de negócio para o setor privado brasileiro.

Os finalistas foram divididos em quatro categorias: Água, Saneamento e Higiene (WASH) e Direitos Humanos; Eficiência Hídrica em cadeias diretas de operações e suprimentos; Ação Coletiva e Proteção e Restauração de Ecossistemas.

Os cases vencedores de cada categoria serão reconhecidos em publicação de mesmo nome do Prêmio, que será lançado no encontro anual do CEO Water Mandate no Brasil.

Evento será realizado no dia 11 de dezembro, em São Paulo, e reunirá especialistas em gestão hídrica eficiente, representantes de empresas, governo, organizações não-governamentais e instituições que pautam o ODS6 no país.

Clique aqui para se inscrever e participar do encontro. 

Confira abaixo os projetos e empresas finalistas.

Categoria Água, Saneamento e Higiene (WASH) e Direitos Humanos

  • Programa Raízes – CPFL;

O Projeto de Segurança Hídrica do Programa Raízes implantou, entre setembro de 2016 e novembro de 2019, um sistema de abastecimento e tecnologias socioambientais para que 807 famílias de nove comunidades dos municípios de João Câmara e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, tenham acesso à água para consumo.

  • Água Legal – Levando Saúde e Cidadania – Sabesp;

Por meio do Programa Água Legal, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) levou estrutura de abastecimento a 25 mil famílias de áreas irregulares em 2018, onde moradores passaram a receber água de qualidade em suas torneiras.

  • De marginalizados a protagonistas: dignidade e inovação para as regiões de palafitas e ocupações irregulares em Estados do Norte e no Nordeste do Brasil – AEGEA;

A Aegea Saneamento implementa estratégias para enfrentar o problema do acesso aos serviços em duas de suas principais concessões: Teresina (PI) e Manaus (AM). Ambas as atividades contam com parceria do poder público regional.

  • Enel Compartilha Infraestrutura Cisternas e Bioágua – Enel;

O projeto desenvolvido pela Enel Green Power (EGP), braço renovável do Grupo Enel nas áreas de influência do complexo eólico Cristal, teve como objetivo promover as melhores condições de uso da água nos municípios de Morro do Chapéu e Carnafaum, na Bahia. Foram construídas 105 cisternas para proporcionar água potável por meio de captação de água da chuva, e 60 sistemas bioágua.

  • Estruturação e implementação do conceito de economia circular em estação de tratamento de esgotos – Sabesp;

Na Estação de Tratamento de Esgotos de Franca/SP, o projeto implantou ações integradas para as fases líquida, sólida e gasosa do processo, com o objetivo de otimizar os processos existentes e transformar a planta de uma geradora de resíduos em uma estação de recuperação de recursos, propiciando benefícios sociais, operacionais, financeiros e ambientais.

Categoria Eficiência hídrica em cadeias diretas de operações e suprimentos

  • Metodologia de melhoria contínua para redução do consumo de água em uma fábrica de papel – Klabin;

A Klabin identificou o uso excessivo industrial de água em sua fábrica instalada na cidade de Angatuba, interior de São Paulo, e adotou ações fundamentais para a redução do consumo e estabelecimento de metas racionais e sustentáveis na Unidade.

  • Tecnologia digital para o gerenciamento do consumo de água em edifícios – Schneider Electric;

Com a implantação do Resource Advisor, ferramenta digital da Schneider Electric para gestão de dados ambientais, o Bradesco buscou gerenciar o uso da água em todos os estados do país de forma centralizada (mais de 3.500 faturas mensais de água em todo Brasil). Isso levou à redução de consumo de água em 9,92% no ano de 2018, quando comparado a 2017.

  • Água Legal – Levando Saúde e Cidadania – Sabesp;
  • Reciclagem a Seco de Embalagens Plásticas Contaminadas de Óleo Lubrificante – Ecopanplas;

A Ecopanplas desenvovleu uma solução tecnológica que realiza a descontaminação e reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante de forma ecológica: sem utilização de água e sem geração de resíduos.

Nos últimos dois anos, a operação piloto com escala de produção na planta produtiva em Hortolândia (SP) processou 10 milhões de embalagens, recuperando e vendendo 500 toneladas de plástico reciclado e 17 mil litros de óleo recuperado.

  • Sistema de aproveitamento de água pluvial em habitação de interesse social – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU);

Projeto visa implantar o Sistemas de Reaproveitamento de Água de Chuva para utilização nas descargas das bacias sanitárias das habitações de Interesse Social construídas pela CDHU.

Categoria Ação Coletiva

  • Guarde a Chuva – Cisternas nas escolas – Autarquia municipal COMUSA;

Programa incentiva a cultura do aproveitamento da água da chuva com cisternas instaladas em quase 70 escolas municipais como um instrumento pedagógico. Além disso, as cisternas proporcionam convívio diário da comunidade escolar com o uso da água da chuva para fins não potável.

  • Projeto Piloto Sustentável – Empreendimento Campos do Jordão I – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU);

Visando minimizar os impactos ambientais na construção dos empreendimentos da CDHU, projeto piloto incorporou diversas inovações para suprir grande parte de energia consumida no condomínio e minimizar os impactos ambientais.

  • Edital da Água – Mosaic Fertilizantes.

Com o apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), a Mosaic Fertilizantes selecionou projetos que possam, dentro dos municípios de abrangência, promover boas práticas de gestão hídrica, entre outros objetivos.

  • Programa Raízes – CPFL;
  • Água do Sol – Sistemas de bombeamento solar para acesso à água – Schneider Electric;

Dentre as soluções desenvolvidas pela Schneider Electric, a “Água do Sol” implantou um sistema de bombeamento solar para possibilitar o bombeamento de água em comunidades que não tem acesso à energia. Dessa forma, contribuiu para o acesso a água em regiões remotas.

Categoria Proteção e Restauração de Ecossistemas

  • Eutrofização de reservatórios: gestão preventiva. Estudos integrados no reservatório Rio Verde (PR) – SANEPAR UFPR;

Projeto envolveu 85 pesquisadores de 14 instituições, para a execução de um complexo estudo interdisciplinar para desenvolver um sistema integrado de gestão de bacias com enfoque na prevenção do processo de eutrofização e floração de algas tóxicas.

  • Reciclagem a Seco de Embalagens Plásticas Contaminadas de Óleo Lubrificante – Ecopanplas;
  • Edital da Água – Mosaic Fertilizantes.