Recife sedia encontro preparatório do Fórum Mundial de Ciência em abril

O Encontro — dias 15 e 16 de abril — faz parte da programação de reuniões temáticas em sete capitais para promover a discussão nacional a ser levada ao âmbito internacional.

A cidade de Recife (PE) vai sediar o 5º encontro regional preparatório para o Fórum Mundial da Ciência (FMC), organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e parceiros nos dias 15 e 16 de abril.

O encontro antecede o evento internacional marcado para novembro, no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o Fórum ocorrerá fora da Europa.

Desde agosto do ano passado, já foram realizados encontros similares em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador. Estão previstos mais dois — um em Porto Alegre, em maio, e outro em Brasília, em junho.

Na capital pernambucana, além das quatro temáticas comuns a todos as etapas preparatórias – educação em ciência; difusão e acesso ao conhecimento e interesse social; ética na ciência; e ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo –, o encontro pretende abordar diferentes combinações do tripé “Oceanos, clima e desenvolvimento”, com ênfase na identificação das contribuições científicas para a compreensão dos fenômenos, para o enfrentamento e a adaptação às mudanças anunciadas e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações a elas submetidas.

Confira a programação completa.