Quarteto para Oriente Médio organiza encontro com Israel e Palestina

Enviados do Quarteto para o Oriente Médio pediram na quarta-feira (14/12) que palestinos e israelenses retomem as negociações e acabem com provocações.

Enviados do Quarteto para o Oriente Médio, composto pela União Europeia, Estados Unidas, Rússia e Nações Unidas, pediram na última quarta-feira (14/12) que Israel e Palestina criem uma atmosfera para que as negociações de paz sejam retomadas e os atos de provocação cessados.

O Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, o Enviado Especial do Quarteto Tony Blair, a Secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergey Lavrov e a Alta Representante da União Europeia para Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Catherine Ashton, se reuniram separadamente com palestinos e israelenses em Jerusalém.

Foi pedido dos dois lados um engajamento imediato e que as partes comecem a preparar um novo encontro com propostas sobre território e segurança. “Os enviados continuam comprometidos em ajudar as parte a alcançar uma paz justa, duradoura e compreensiva no Oriente Médio”, defendeu o Coordenador Especial para o Processo de Paz no Oriente Médio, Robert Serry.