Proteção Social no México e no Chile: Experiências de Transferência de Renda na América Latina

Série de Seminários em Brasília discute implementação de Programas de Transferência Condicionada de Renda em países da América Latina e busca traçar semelhanças e ressaltar lições para outros países da região e para a África Subsaariana.

Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI)Série de Seminários em Brasília discute implementação de Programas de Transferência Condicionada de Renda em países da América Latina e busca traçar semelhanças e ressaltar lições para outros países da região e para a África Subsaariana.

A Série de Seminários sobre Proteção Social, organizada pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), se inicia com um evento sobre os Programas de Transferência Condicionada de Renda do Chile (Programa Chile Solidario) e do México (Oportunidades) a ser realizado no dia 18 de março no audiório do IPC-IG.

Programas de Transferência Condicionada de Renda, conhecidos como CCTs (de Conditional Cash Transfers, em inglês) vem sendo implementados em diversos países em desenvolvimento como ferramenta de proteção e promoção social. Os primeiros programas foram criados na América Latina, tendo destaque as experiências do Brasil, Chile e México; atualmente, tais experiências inspiram iniciativas semelhantes em vários países africanos e asiáticos. O IPC-IG possui uma vasta agenda de pesquisa e treinamento na área de proteção social e transferências de renda, se concentrando em avaliações do impacto de tais programas na redução da pobreza e da desigualdade e em análises comparativas entre países latino-americanos e africanos.

O Seminário do dia 18 de março corresponde ao primeiro da Série de Seminários sobre Proteção Social, que acontecerão nos dias 18 e 24 de março de 2009. A Série é resultado de missões conduzidas por representantes do IPC-IG e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ao México e ao Chile e tem por objetivo mapear e compartilhar informações sobre a implementação dos Programas de Transferência Condionada de Renda nestes dois países. Dentre os palestrantes, a Série contará com a participação de Melissa Andrade, Coordenadora da Unidade de Aprendizado Sul-Sul do IPC-IG, e Franco Bernardes, Coordenador-Geral do Programa Bolsa Família do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Informações
Seminário “Proteção Social em países da América Latina e Caribe: As experiências de Transferência Condicionada de Renda (CCT) do Chile e México”
Palestrantes: Karla Parra Corrêa e Melissa Andrade (IPC-IG) e Franco Bernardes e Cristina Monteiro (MDS)
Dia: 18 de março de 2009, quarta-feira
Horário: 14:30 – 16:30
Local: Sala de reuniões do IPC-IG (Esplanada dos Ministérios, Bloco O, 7º andar Brasília – DF)
Inscrição: Favor confirmar participação por e-mail: events@ipc-undp.org. Número limitado de vagas.

Sobre o Programa de Pesquisa e Treinamento em Proteção Social e Transferências de Renda: http://www.ipc-undp.org/cct.do

Recentes publicações em português:

Programa Novinho em Folha de Nova Iorque para Transferência Condicional de Renda: E se for bem Sucedido? One Pager # 60. March 2009.
As Condicionalidades São Necessárias em um Programa de Transferência Condicionada? Evidências do PROGRESA/México One Pager # 64. September 2008.
‘Dores de Crescimento’: Os Principais Desafios dos Novos Programas de Transferência Condicional de Renda na América Latina One Pager # 44. August 2008.
Avaliando o Impacto do Programa Bolsa Família: Uma Comparação com Programas de Transferência Condicionada de Renda de outros Países Evaluation Note # 1. December 2007.

Informações para contato:

Sr. Francisco Filho
Assessoria de Comunicação, Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo
Grupo de Pobreza, Escritório de Políticas para o Desenvolvimento
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
E-mail: francisco.filho@undp.org
Telefone: + 55 (61) 2105 5036 Website: http://www.ipc-undp.org