Proteção social, empreendendorismo e mercado de trabalho são temas da revista Policy in Focus da ONU

A publicação, do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, apresenta 12 artigos sobre estas questões, abordando, entre eles, os impactos positivos e negativos dos subsídios sociais.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) lançou uma nova edição da revista Policy in Focus dedicada ao tema de proteção social, empreendendorismo e mercado de trabalho e elaborada em parceria com o Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Internacional.

Apesar dos ganhos de desenvolvimento significativos registrados nas últimas décadas, os países em desenvolvimento ainda enfrentam desafios consideráveis ​​no que diz respeito à luta contra a pobreza e a fome. Nesse cenário, políticas e programas de transferência de renda tornaram-se importantes para redução da pobreza e da desigualdade.

No entanto, os críticos têm expressado preocupações sobre se tais subsídios sociais poderiam levar a uma dependência entre os beneficiários, dissuadi-los de procurar trabalho ou reforçar os papéis tradicionais de gênero.

A nova edição da revista apresenta 12 artigos nos quais os autores procuram responder a essas e outras questões, explorando os impactos positivos e negativos não intencionais das transferências de renda  sobre as famílias e as comunidades em diversos países, enquanto trazem  à luz alguns dos desafios relacionados aos limites dessas transferências.

A revista está disponível em inglês, gratuitamente e online. Para acessá-la, clique aqui.