Projeto pioneiro para acolher refugiados será lançado segunda-feira (24) no Paraná

Nesta segunda-feira (24/11), às 14h30, será assinado em Curitiba um Protocolo de Intenções que visa a facilitar a migração laboral de refugiados colombianos que se encontram atualmente no Equador e buscam no Brasil melhores possibilidades de reconstruir suas vidas.

Nesta segunda-feira (24/11), às 14h30, será assinado em Curitiba um Protocolo de Intenções que visa a facilitar a migração laboral de refugiados colombianos que se encontram atualmente no Equador e buscam no Brasil melhores possibilidades de reconstruir suas vidas.

A ação será desenvolvida por meio do projeto-piloto e pioneiro chamado Mobilidade Regional e Inserção Socioeconômica de Refugiados, uma iniciativa do Ministério da Justiça e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil.

Estatísticas oficiais mostram que existem no Brasil cerca de 7 mil refugiados de 80 nacionalidades diferentes, enquanto que o Equador, com um território 33 vezes menor, é o país da América Latina que possui maior número de refugiados – 56 mil, dos quais 98% são colombianos.

O Paraná desencadeia o Projeto tendo em vista a receptividade das autoridades estaduais e de representantes do setor privado à iniciativa. O Estado também é um dos únicos do Brasil a implantar um Comitê Estadual para Refugiados e Migrantes – o CERM, estar finalizando um Plano Estadual de Politicas Públicas para Migrantes, Refugiados e Apátridas, além de potencial de acolhida a estes estrangeiros.

O Projeto se insere nas celebrações do 30º aniversário da Declaração de Cartagena sobre Refugiados (conhecido como Cartagena+30), que ocorrem durante todo este ano. Um dos temas de Cartagena+30 é o fortalecimento da integração de refugiados na América Latina e no Caribe – e o projeto que será lançado no Paraná representa uma contribuição efetiva neste sentido.

O evento será no Palácio Iguaçu, Salão dos Governadores, 2º andar, Centro Cívico. Assinam o Protocolo o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Andrés Ramirez; o coordenador-geral do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), Virgínius Lianza da Franca; a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes; o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Amin José Hannouche; e o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Luiz Campagnolo.

Serviço

Assinatura Protocolo de Intenções do Projeto Mobilidade Regional e Inserção Socioeconômica de Refugiados
Data: 24/11/2014 – segunda-feira
Horário: 14h30
Local: Salão dos Governadores, 2º andar do Palácio Iguaçu, Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico, Curitiba/PR
Endereço: Rua Jacy Loureiro de Campos, s/nº – 2º andar – Centro Cívico – Curitiba/PR
Contato: (41)3221-7210/7233 (assessoria imprensa SEJU).