Projeto brasileiro de refrigeração sustentável recebe prêmio internacional

Projeto brasileiro de refrigeração via propano para uso comercial em supermercados recebeu nesta terça-feira (05/11), em Roma (Itália), prêmio internacional.

A iniciativa premiada é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e executada no Brasil em parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento industrial (UNIDO) e a empresa paranaense Eletrofrio Refrigeração.

O prêmio foi concedido pela Sociedade de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE), sediada em Atlanta (EUA), e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A premiação aconteceu em Roma (Itália) durante a 31ª Reunião das Partes do Protocolo de Montreal (MOP-31). Foto: Divulgação.

A premiação aconteceu em Roma (Itália) durante a 31ª Reunião das Partes do Protocolo de Montreal (MOP-31). Foto: Divulgação.

O projeto “Resfriador de Propano de Baixa Carga para Sistema de Refrigeração Comercial de Supermercado”, que faz parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e executado no Brasil em parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento industrial (UNIDO) e a empresa paranaense Eletrofrio Refrigeração, recebeu nesta terça-feira (05/11) o prêmio internacional “Lower-GWP Refrigeration and Air-Conditioning Innovation Award” por sua contribuição na redução dos impactos da tecnologia de refrigeração na camada de ozônio.

O prêmio foi concedido pela Sociedade de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE), sediada em Atlanta (EUA), e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental do sistema ONU.

A premiação aconteceu em Roma (Itália) durante a 31ª Reunião das Partes do Protocolo de Montreal (MOP-31). O encontro foi organizado pela OzonAction, iniciativa do PNUMA responsável pela assistência a países em desenvolvimento para a implementação das diretrizes do protocolo multilateral.

Fortalecendo sistemas de refrigeração natural

O prêmio foi recebido por uma integrante da delegação diplomática brasileira na reunião. Foto: Divulgação.

O prêmio foi recebido por uma integrante da delegação diplomática brasileira na reunião. Foto: Divulgação.

O prêmio foi recebido por uma integrante da delegação diplomática brasileira na reunião, em nome dos profissionais Rogério Marson Rodrigues, Ivair Lucio Soares Junior, Gustavo Galdi Heidinger, Cassio Lucio Simonetti e Edgard Soares Pinto Neto.

O projeto vencedor teve o objetivo de desenvolver um sistema de refrigeração natural para uso em supermercados, utilizando resfriadores de propano inovadores que reduzem a emissão de gases nocivos à camada de ozônio.

O prêmio internacional foi idealizado em fevereiro deste ano, em Paris, durante reuniões multilaterais do PNUMA dedicadas à implementação das diretrizes do Protocolo de Montreal, tratado que designa ações contra a destruição da camada de ozônio a países signatários do acordo.

Para mais detalhes, favor entrar em contato com:

Assessoria de Comunicação da UNIDO no Brasil

Raphael C. F. Makarenko

Assessor de Comunicação | Escritório de Representação no Brasil

Telefones: +55 61 3037 8440 | +55 61 99944 2410

E-mail: r.makarenko@unido.org