Projeto apoiado pela ONU fornece novas unidades habitacionais para refugiados da Palestina em Gaza

Casas danificadas em Gaza durante conflito devastador em 2014. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Famílias de refugiados palestinos que vivem em habitações precárias e donos de casas demolidas em hostilidades em Gaza em 2014, estão entre os que ganharão acesso às novas residências em um projeto apoiado pelas Nações Unidas. Nesta quarta-feira (03) a ONU anunciou que serão entregues 451 unidades habitacionais recém-construídas após mais de três anos de paralisação das obras devido à falta de acesso aos materiais de construção.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), que tem o mandato de fornecer ajuda e proteção para 5 milhões de refugiados da Palestina registrados, incluindo em Gaza, anunciou nesta quarta-feira (03) que o projeto, financiado pelo Crescente Vermelho dos Emirados Árabes Unidos com 19,7 milhões de dólares, entregará 600 novos unidades habitacionais no total.

“As habitações concluídas estão sendo entregues para famílias de refugiados que vivem em abrigos precários que impõem ameaças físicas e psicológicas diretas para seus habitantes, além de outras preocupações de sua proteção. Essas famílias tipicamente têm muito pouca oportunidade de escapar da pobreza e do sofrimento”, disse o chefe do Programa de Socorro e de Serviço Social da UNRWA, Asem Abu-Shawish.

De acordo com a UNRWA, a construção das unidades habitacionais começou em 2007, mas as obras foram paralisadas por três anos por causa do bloqueio. Em 2010, quando o acesso ao material de construção tornou-se possível para as Nações Unidas em um mecanismo aprovado por Israel, 151 residências foram finalizadas. Em 2014, a UNRWA recomeçou a construção das 449 unidades, que terminaram recentemente.