Programa da ONU ajuda a alimentar 550 mil crianças em idade escolar no Iraque

Programa Mundial de Alimentos lança programa em parceria com Ministério de Educação do Iraque para reforçar merenda em mais de 1.800 escolas em distritos pobres.

Mais de 550 mil crianças de alguns dos distritos mais pobres do Iraque serão beneficiadas por uma iniciativa do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e do Ministério de Educação do Iraque. O Programa vai fornecer lanches reforçados para crianças em cerca de 1.800 escolas ao longo do ano acadêmico de 2011-2012. O objetivo é melhorar a nutrição das crianças e, principalmente, incentivar as famílias pobres a mandarem suas crianças para a escola.

“A ideia do PMA é reduzir a fome entre as crianças em idade escolar, para que isso não seja um obstáculo para seu desenvolvimento”, afirmou nesta quinta-feira (13/10) o Representante da agência no país, Edward Kallon. “Os programas alimentares nas escolas atuam como uma rede de segurança, apoiando crianças vulneráveis e suas famílias, além de contribuir para quebrar o ciclo da fome crônica através do melhor acesso a educação, nutrição e saúde.”

O Ministro da Educação, Muhammad Tamim, reiterou a fala do representante do PMA e afirmou que “uma das questões mais urgentes é reduzir a taxa de abandono escolar, que se tornou um sério problema, especialmente nas escolas primárias”.

Uma das crianças que participou da fase piloto do programa no distrito de Baladrooz disse que deixou a escola por causa da falta de comida adequada em casa. Akil afirmou que os lanches reforçados foram a principal razão para seu retorno à escola.