Programa apoiado pelo PNUD vai preservar áreas florestais de Samoa, na Oceania

Governo local está trabalhando com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Fundo Global para o Meio Ambiente em 26 comunidades de todo o país.

Foto: TV ONU/reprodução

Luatuanuu, em Samoa, é um paraíso – com praias, coqueiros e uma exuberante floresta tropical, mas a próxima tempestade pode danificar o equilíbrio da floresta e ameaçar as culturas alimentares da aldeia.

O governo de Samoa está trabalhando com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Global para o Meio Ambiente em 26 comunidades de todo o país para salvar áreas florestais críticas.

“Este país está ficando mais quente, mais úmido, com tempestades mais frequentes e mais intensas. Parte do projeto também é sobre o plantio de árvores mais adequadas que podem suportar esses efeitos”, disse Helen Clarke, administradora do PNUD.

Durante a Conferência dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento em Apia, capital de Samoa, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi homenageado pela tripulação do Hokuleá, uma canoa tradicional polinésia que saiu do Havaí em maio rumo a Samoa como parte de uma viagem pelo mundo.

Assista à matéria da TV ONU e saiba mais em http://bit.ly/1uDlnVt