Produção mundial cresce 5,1% no primeiro trimestre de 2014, diz relatório da ONU

Após um longo período de recessão, a produção mundial está em uma fase de crescimento constante devido a melhores condições financeiras dos países industrializados.

Homens montando casacos para mulheres em uma fábrica de maquila em Chimaltenango, Guatemala. Foto: Banco Mundial/Maria Fleischmann

Homens montando casacos para mulheres em uma fábrica de maquila em Chimaltenango, Guatemala. Foto: Banco Mundial/Maria Fleischmann

A produção mundial cresceu 5,1% no primeiro trimestre de 2014, a maior taxa em muitos anos, de acordo com um novo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

Após um longo período de recessão, a produção mundial está em uma fase de crescimento constante devido às melhores condições financeiras dos países industrializados, que são responsáveis por quase dois terços do valor adicionado ao setor.

“O maior crescimento é na produção de bens duráveis, como eletrodomésticos, produtos eletrônicos e automóveis, que indicou aumento da confiança do consumidor pela estabilidade a longo prazo”, informou a ONUDI.

A produção industrial aumentou 3,3% nos países industrializados e 9,4% nos países em desenvolvimento e emergentes na economia industrial no primeiro trimestre de 2014.

No entanto, as perspectivas de crescimento para os países em desenvolvimento e emergentes continuam frágeis. Excluindo a China, cuja produção cresceu 13,1%, o crescimento nos países emergentes é de 1,4%.

Apesar de apresentar crescimento de 4,1% na produção de artigos de vestuário, ainda assim, o Brasil caiu 0,2% na produção industrial. A Argentina também apresentou queda de 1,8% e a Índia 1,6%.

Os principais riscos para a recuperação dessas economias se relacionam com a reversão dos fluxos de capital, como um fator externo, e do aumento do custo de produção, como um fator interno.