“Principal desafio para desenvolvimento do Haiti é a preparação para terremotos”, afirma PNUD

O sismólogo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Eric Calais, declarou nesta segunda-feira (18/04) que o principal desafio para o desenvolvimento do Haiti é a redução dos riscos em caso de terremotos.

O sismólogo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Eric Calais, declarou nesta segunda-feira (18/04) que o principal desafio para o desenvolvimento do Haiti é a redução dos riscos em caso de terremotos. Enviado ao país para ajudar o Governo a desenvolver suas capacidades de preparação, Calais foi enfático ao afirmar que o Haiti não pode permitir que esteja tão mal preparado como em janeiro de 2010, quando foi atingido por um terremoto de 7.0 graus na escala Richter que arrasou a capital, Porto Príncipe, e causou sérios danos à economia e à infraestrutura local.

Ele disse que o PNUD está trabalhando em conjunto com autoridades haitianas para determinar a magnitude do movimento do solo em caso de futuros tremores. Também foi produzido um mapa que revela como as diferentes partes da capital são suscetíveis aos movimentos sísmicos. “Esta ferramenta poderá possibilitar o planejamento de construções mais resilientes durante os trabalhos de reconstrução”, afirmou.

Também com o apoio da agência, o Haiti está poderá conseguir uma rede de monitoramento de movimentos sísmicos, que ajudará as autoridades a coletarem informações sobre terremotos, aprimorando assim o poder de decisão. Calais declarou, por fim, que o PNUD trabalha com a Comissão de Reconstrução Interina do Haiti para incluir a redução dos riscos de desastres na estratégia geral de reabilitação do país.