Primeiro evento do TEDx em campo de refugiados no Quênia acontece no sábado (9)

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

O primeiro evento TEDx em um campo de refugiados acontecerá em Kakuma, condado de Turkana, norte do Quênia, no sábado (9), informou a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

O evento ocorre das 10h às 15h30 locais (das 4h às 9h30 no horário de Brasília). Saiba como assistir.

Moradoras sul-sudanesas do campo de refugiados de Kakuma, no Quênia. Foto: ACNUR

Moradoras sul-sudanesas do campo de refugiados de Kakuma, no Quênia. Foto: ACNUR

O primeiro evento TEDx em um campo de refugiados acontecerá em Kakuma, condado de Turkana, norte do Quênia, no sábado (9), das 10h às 15h30 (horário da África Oriental, das 4h às 9h30 no horário de Brasília).

O TEDxKakumaCamp receberá palestrantes locais e internacionais para falar sobre o tema “prosperar”. As falas vão abordar inovação, educação e transformação, oferecendo perspectivas instigantes sobre a vida dos refugiados e contando histórias extraordinárias de resiliência, contribuição e criatividade.

“Esperamos que este evento mostre refugiados para além de situação incertas, mas inseridos em um ambiente de transformação”, disse Melissa Fleming, uma das organizadoras do TEDxKakumaCamp. “Vamos ouvir não apenas histórias de tragédia, mas ideias que fortalecerão nossa crença de que refugiados capacitados podem prosperar e não apenas sobreviver”.

Uma escola no campo de Kakuma servirá de palco para o evento, e a expectativa é de que haja 350 participantes internacionais e refugiados, juntamente a uma exibição separada para até 4 mil residentes refugiados.

O evento poderá ser acompanhado ao vivo por transmissões online, que dará início a uma conversa global sobre refugiados nas redes sociais com a hashtag #TEDxKakumaCamp.

“Essa transmissão online permitirá que milhões de pessoas, não importa onde estejam, possam sentir a resiliência, a paixão e a diversidade do campo de Kakuma”, declarou Dana Hughes, co-organizadora do evento. “Esperamos que aqueles que estiverem assistindo se unam para mostrar solidariedade aos refugiados, não apenas em Kakuma, mas no mundo todo”.

Entre os palestrantes e artistas estão:

· Halima Aden, nascida em Kakuma, modelo
· Mercy Akuot, refugiado, trabalhador na comunidade
· Pur Biel, atleta e integrante da primeira equipe olímpica de refugiados
· Georgina Goodwin, fotojornalista
· Mary Nyiriak Maker, refugiada, professora & estudante
· Nomzamo Mbatha, atriz e modelo
· Josphat Nanok, Governador do condado de Turkana
· Henok Ochalla, trabalhador humanitário
· Apurva Sanghi, economista
· Paul Slovic, professor de psicologia
· Riya William Yuyada, sul-sudanesa ativista pela paz
· Mercy Masika, cantora gospel
· Octopizzo, cantor de hip hop e ativista
· Emi Mahmoud, ex-refugiada, poetisa

Os parceiros do TEDxKakumaCamp incluem: Safaricom, Fundação H&M, FilmAid Kenya, TEDxNairobi, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), UNICEF, União Europeia, Proteção Civil Europeia e Operações de Ajuda Humanitária (ECHO), Embaixada dos Estados Unidos da América, Quênia e Banco Mundial.

Os detalhes do evento e da transmissão ao vivo estão disponíveis em http://tedxkakumacamp.org/.

Sobre o TEDx, x = evento organizado de forma independente

No espírito das ideias que merecem ser divulgadas, o TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúne pessoas para compartilhar uma experiência semelhante à do TED.

Esses eventos locais e de organização autônoma são marcados como TEDx, no qual ‘x’ significa que o evento TED organizado de forma independente. A Conferência TED fornece orientação geral para o programa TEDx, e está sujeito a certas regras e regulamentos.

Sobre o TED

O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ideias que merecem ser espalhadas, geralmente na forma de palestras curtas e poderosas (18 minutos ou menos) apresentadas pelos principais pensadores e realizadores da atualidade.

Muitas dessas palestras são dadas na conferência anual do TED em Vancouver, no Canadá, e disponibilizadas gratuitamente no TED.com. Entre os palestrantes do TED, já estiveram presentes Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Monica Lewinsky, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Sal Khan e Daniel Kahneman.

As iniciativas abertas e gratuitas do TED para divulgar ideias incluem o TED.com, no qual são publicados diariamente novos vídeos do TED Talk; o Open Translation Project, que fornece sub-títulos e transcrições interativas, bem como traduções de milhares de voluntários em todo o mundo; a iniciativa educacional TED-Ed; o Prêmio TED anual de 1 milhão de dólares, que financia pessoas excepcionais com um “desejo” ou uma ideia de promover mudanças no mundo; TEDx, que fornece licenças para milhares de indivíduos e grupos que hospedam eventos locais e auto-organizados no estilo TED globalmente; e o programa TED Fellows, que seleciona inovadores de todo o mundo para ampliar o impacto de seus projetos e suas atividades relevantes.


Mais notícias de:

Comente

comentários