Prevenção do suicídio: uma necessidade global (vídeo)

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Isso significa uma morte a cada 40 segundos. Muitos outros tentaram suicídio, e o suicídio é a segunda principal causa de morte entre as pessoas entre 15 e 29 anos de idade. A OMS convoca indivíduos, comunidades e países a agir agora para prevenir o suicídio. Confira nesse vídeo especial.

Mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Isso significa uma morte a cada 40 segundos. Muitos outros tentaram suicídio, e o suicídio é a segunda principal causa de morte entre as pessoas entre 15 e 29 anos de idade.

Em resposta a esses números alarmantes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 2014 seu primeiro relatório global sobre o suicídio com uma mensagem de esperança: os suicídios são evitáveis. Estratégias eficazes existem e aguardam implementação. Isto inclui a restrição do acesso aos meios mais comuns, mas também a notificação responsável de suicídio pelos meios de comunicação, evitando o sensacionalismo e fornecendo informações sobre onde procurar ajuda.

Como os distúrbios mentais e o uso nocivo do álcool contribuem para muitos suicídios em todo o mundo, a identificação precoce e a gestão eficaz por parte dos profissionais de saúde são fundamentais para garantir que as pessoas recebam os cuidados que necessitam.

As comunidades também desempenham um papel crítico. Elas podem fornecer apoio social a indivíduos vulneráveis e se envolver em cuidados de acompanhamento, combater o estigma e apoiar todos os que estão em luto por conta do suicídio.

O primeiro relatório global sobre o tema da OMS apelou a indivíduos, comunidades e países a agir agora para prevenir o suicídio. Os detalhes e dados: www.who.int/suicide e clicando aqui.


Mais notícias de:

Comente

comentários