Presidentes de instituições nacionais de refúgio discutem políticas na América Latina e no Caribe

Encontro do Mercosul e dos países associados reunirá esta semana presidentes das Comissões e dos Comitês Nacionais para os Refugiados (CONAREs) da América Latina e do Caribe, em Assunção (Paraguai); A agência da ONU dedicada ao tema também participa da reunião.

Sírios que se refugiaram no Brasil durante bazar beneficente em São Paulo. Foto: ACNUR/Instituto ADUS

Sírios que se refugiaram no Brasil durante bazar beneficente em São Paulo. Foto: ACNUR/Instituto ADUS

Um encontro do Mercosul e dos países associados reunirá nestas terça e quarta-feira, 3 e 4 de novembro, presidentes das Comissões e dos Comitês Nacionais para os Refugiados (CONAREs) da América Latina e do Caribe, em Assunção (Paraguai). O Brasil será representado pelo secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Beto Vasconcelos, que também é presidente do CONARE brasileiro.

Na pauta estão medidas que cada país-membro está implementando a respeito do acolhimento e da concessão de refúgio a pessoas afetadas pelo conflito na Síria. Também serão discutidas melhorias nas políticas de refúgio e os desdobramentos do Plano de Ação Brasil, resultado do encontro Cartagena+30, sediado em Brasília em 2014.

O Plano de Ação do Brasil busca fortalecer a proteção internacional de refugiados e outros deslocados na América Latina e no Caribe. Os signatários desse documento se propuseram a trabalhar juntos para manter elevados padrões de proteção em nível internacional e regional, implementar soluções inovadoras para os refugiados e pessoas deslocadas, além de acabar com a difícil situação enfrentada pelos apátridas na região.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) também participará da reunião, por meio dos seus representantes no Brasil, Agni Castro-Pita, e na Argentina (e países do Cone Sul), José Samaniego.

Serviço
Encontro de Presidentes dos Conares do Mercosul e Países Associados

Data: 3 e 4 de novembro
Local: Ministerio de Relaciones Exteriores, Salón de Cancilleres – Palacio Benigno López, Asunción (Paraguay)