Presidente da Assembleia Geral participa de comemoração na República do Congo

Ali Treki realizou uma visita oficial de três dias à República do Congo e incluiu a celebração do 50º aniversário da independência do país.

Presidente da Assembleia Geral da ONU. Ali Treki. Foto: ONU.O Presidente da Assembleia Geral da ONU realizou uma visita oficial de três dias à República do Congo e incluiu a celebração do 50º aniversário da independência do país.

Ali Treki assistiu à parada militar e civil realizada na capital, Brazzaville, neste domingo (15), como convidado especial do Presidente Sassou Nguesso, e se reuniu com vários chefes de Estado e de governo, entre outras personalidades. Treki, que chegou no país no dia 13 de agosto, discutiu uma série de questões com o Nguesso, como os desafios e as oportunidades relacionadas à paz, a segurança e o desenvolvimento em África.

“Eles enfatizaram que o verdadeiro potencial da África, unidade e esforços para a integração precisam ser utilizadas integralmente para que o continente possa apreciar o seu verdadeiro lugar no mundo”, afirmou o Porta-voz do Presidente da Assembleia Geral em um comunicado.

Nguesso aceitou o convite de Treki para participar da reunião de Alto Nível da Assembleia em setembro, sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de oito metas de luta contra a pobreza às quais os líderes mundiais se comprometeram a atingir até 2015.

Eles também enfatizaram a necessidade de assegurar a plena representação da África no contexto dos esforços para revitalizar a Assembleia Geral, que atualmente possui 192 Estados-Membros, e reformar o Conselho de Segurança.

Durante a visita, Treki também se reuniu com uma série de funcionários congoleses, bem como com representantes da equipe das Nações Unidas no país, que lhe informaram sobre as atividades locais do organismo mundial.