Preservar a criatividade contra a pirataria é o foco das celebrações da ONU para o Dia do Livro

A agência das Nações Unidas encarregada de preservar a diversidade cultural e o patrimônio global destacou, no Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, 23 de abril, sua nova base de dados online, com o objetivo de proteger a criatividade, contra a pirataria intelectual.

Preservar a criatividade contra a pirataria é o foco das celebrações da ONU para o Dia do LivroA agência das Nações Unidas encarregada de preservar a diversidade cultural e o patrimônio global destacou, no Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, 23 de abril, sua nova base de dados online, com o objetivo de proteger a criatividade, contra a pirataria intelectual.

O Observatório Mundial Anti-Pirataria (WAPO, na sigla em inglês), lançado em janeiro pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é uma ferramenta gratuita de referência, baseada na Internet, que fornece informações sobre programas nacionais de combate à pirataria de direitos autorais, medidas e políticas do setor, como bem como notícias atualizadas e as melhores práticas.

Em sua mensagem por ocasião da comemoração, a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, também enfatizou a necessidade de uma melhor proteção dos direitos de propriedade intelectual. “Em função do surgimento de novas formas de livros, de mudanças na concepção, produção e acesso ao conteúdo, é urgente lembrar que não pode haver desenvolvimento sem respeito aos direitos do autor”, afirmou, descrevendo livros como “instrumentos de paz”.

Bokova observou que o foco nos direitos autorais, este ano, é particularmente oportuno dado o recentemente crescimento dos livros digitais e reproduções online. “A digitalização expõe os livros a riscos de uso ilícito”.

O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor tem sido realizado, nos últimos 15 anos, com o objetivo de promover a leitura, a edição e a proteção da propriedade intelectual. É comemorado no dia 23 de abril, uma data simbólica para a literatura, uma vez que coincide com as mortes no mesmo dia, em 1616, de Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Hoje também é o aniversário do nascimento ou da morte dos destacados escritores Vladimir Nabokov, Halldór Laxness, Maurice Druon, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Saiba outras informações sobre o tema clicando aqui.