Prêmios de 50 mil dólares para as melhores matérias sobre a ONU

A Associação de Correspondentes das Nações Unidas (UNCA) convida jornalistas de todo o mundo a participarem de sua 16ª premiação anual para as matérias com melhor cobertura sobre as Nações Unidas, suas agências e operações de campo. As matérias podem ser tanto na mídia escrita como na eletrônica.

O Prêmio da Associação de Correspondentes da ONU (UNCA Awards) se divide em quatro categorias. O Prêmio Elizabeth Neuffer Memorial premia a melhor matéria escrita (incluindo a mídia online); o Prêmio Ricardo Ortega Memorial, para matérias de televisão ou rádio; o Prêmio Prince Albert II of Monaco Foundation/UNCA Global para coberturas sobre mudanças climáticas e o Prêmio United Nations Foundation, para a inscrição em qualquer categoria com a melhor cobertura sobre o aspecto humanitário ou de desenvolvimento do trabalho da ONU.

Os vencedores destas categorias ganham, cada um, dez mil dólares, e receberão o prêmio do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em uma cerimônia que será realizada no dia 14 de dezembro, em Nova York.

Serão aceitos trabalhos impressos, da internet, de rádio ou TV, que tiverem sido realizados entre agosto de 2010 e julho de 2011. Os juízes irão avaliar o impacto, a percepção e a originalidade dos trabalhos, e levarão em conta a coragem e a assiduidade do jornalista.

As matérias que não forem produzidas em algum dos idiomas oficiais da ONU devem ser traduzidas para o inglês ou francês, e os vídeos inscritos devem ser em DVD ou VHS (preferencialmente NTSC). Uma transcrição escrita das matérias de rádio e televisão deve acompanhar a inscrição.

O prazo final para o envio das matérias é 15 de agosto de 2011.

Para fazer o download da ficha de inscrição e ter mais informações sobre prêmio, acesse a página da Associação.