Prêmio internacional de negócios e desenvolvimento recebe inscrições até 1° de julho

Candidaturas para o Prêmio Internacional de Negócios e Desenvolvimento 2010 podem ser realizadas até o dia até 1° de julho. Prêmio reconhece as principais contribuições que o setor privado tem feito para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A Câmara Internacional de Comércio (ICC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fórum Internacional de Líderes Empresariais (IBLF) abriram candidaturas para o 2010 World Business and Development Awards (Prêmio Internacional de Negócios e Desenvolvimento 2010) , no mês passado, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oito metas estabelecidas internacionalmente para reduzir a pobreza até 2015.

Criado em 2000, o prêmio reconhece as principais contribuições que o setor privado tem feito para os ODM, demonstrando como modelos inovadores de negócios, apoiados por fortes parcerias, podem desfrutar do sucesso comercial e, ao mesmo tempo, melhorar a vida de milhões de pessoas. Cada vez mais o setor privado é um componente crítico para aumentar a eficácia das ações para atingir os ODM, disse Jean Rozwadowski, Secretário-Geral da ICC.

O World Business and Development Awards é o primeiro prêmio de negócios internacionais assumido bienal que reconhece os negócios pelo seu papel na luta contra a pobreza. Ao mesmo tempo, busca promover um ambiente favorável para as empresas de todos os tamanhos e setores para crescerem, criarem empregos e buscarem inovação tecnológica e cooperação.

Com o prazo para a realização dos ODM fixado para 2015, o Sistema das Nações Unidas dedicou 2010 à construção de uma nova dinâmica para trabalhar em direção a essa meta. Em menos de 150 dias, os líderes de negócios e os governos se reunirão em Nova York para a cúpula especial dos ODM, que tem como anfitrião o Secretário-Geral Ban Ki-moon. A cúpula visa produzir uma agenda de ação global, especificando os papeis e as parcerias – incluindo a posição do setor privado – que permitam alcançar os ODM.

O prazo para apresentação de candidaturas para a premiação é dia 1° de julho de 2010. Empresas, instituições e associações de todos os tipos e tamanhos estão convidadas a participar através da nomeação de um projeto que documente atividades comerciais pautadas no progresso de um ou mais dos ODM. Os vencedores serão anunciados e apresentados no dia 21 de setembro, em Nova York, em uma cerimônia paralela à Cúpula dos ODM. Os vencedores terão perfis criados nas publicações e no site oficial da ICC, do PNUD, do Business Call to Action e do IBLF.

Um painel internacional de julgamento composto pelo Secretário-Geral da ICC, Jean Rozwadowski, pelo atual Diretor Executivo do IBLF, Graham Baxter, por dirigentes de organizações não-governamentais, por entidades empresariais e por agências internacionais fará a seleção final.

Em 2008, 10 empresas foram reconhecidas por seu compromisso em combater a pobreza e melhorar a vida de milhões de pessoas pobres na África, Ásia e América Latina. Vencedores incluíram Safaricom, com sua plataforma bancária móvel que fornece a mais de oito milhões de assinantes no Quênia acesso a serviços bancários; SMART Communications, que ajuda 40 milhões de pessoas a terem acesso à comunicação e oportunidades para micro-empresários através dos seus serviços de telefonia móvel nas Filipinas; e Diageo, por seus esforços de construção de uma cadeia de valor local na Nigéria e por sua contribuição para o desenvolvimento de cerca de 27 mil postos de trabalho.

Acesse aqui o release da premiação, em inglês.

Para outras informações, acesse o site oficial em www.iccwbo.org/wba/id4032