Prefeitura de São Paulo lança publicação sobre experiências de segurança alimentar

A Prefeitura de São Paulo lançou na quinta-feira (15) publicação sobre as iniciativas de segurança alimentar e nutricional promovidas na cidade. O livro “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na Cidade de São Paulo: Ações, Desafios e Perspectivas do Papel da cidade na Alimentação” reúne 12 artigos sobre experiências paulistanas de combate à fome, formação de hábitos alimentares saudáveis e fortalecimento da agricultura familiar.

Brasília - Produtos orgânicos que abastecem o mercado de Brasília, produzidos pela Fazenda Agroecológica Malunga. (Foto Valter Campanato/ABr)

Livro reúne 12 artigos sobre diversas experiências paulistanas de combate à fome, formação de hábitos alimentares saudáveis e fortalecimento da agricultura familiar. Foto: EBC

A Prefeitura de São Paulo lançou na quinta-feira (15) publicação sobre as iniciativas de segurança alimentar e nutricional promovidas na cidade.

O livro “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na Cidade de São Paulo: Ações, Desafios e Perspectivas do Papel da cidade na Alimentação” reúne 12 artigos sobre experiências paulistanas de combate à fome, formação de hábitos alimentares saudáveis e fortalecimento da agricultura familiar.

O livro foi lançado em evento realizado pela prefeitura no Espaço Gourmet do Mercado Municipal de São Paulo, com a participação do Centro de Excelência contra a Fome, uma parceria entre governo brasileiro e Programa Mundial de Alimentos (PMA).

“Uma das evidências de que nos tornamos referência em segurança alimentar e nutricional foi a recente premiação da cidade de São Paulo pela Bloomberg Philanthropies, entre outras 293 cidades”, afirmou Ana Estella Haddad, primeira dama de São Paulo.

“Há três anos, o Programa Mundial de Alimentos estabeleceu uma parceria com a Prefeitura de São Paulo porque viu que São Paulo estava se tornando um celeiro de boas práticas em segurança alimentar e nutricional, práticas que queremos compartilhar com outros países”, disse Mariana Rocha, assessora de parcerias do Centro de Excelência.

“Este livro apresenta o amplo horizonte de ações que foram realizadas, como a adoção de marcos legais e o fortalecimento da participação da sociedade civil”, completou.

“É o resultado de um trabalho muito importante, articulado e integrado. Todos aqui sabem como é difícil fazer ações e políticas públicas integradas, mas acho que este esforço foi coroado hoje com o lançamento desse livro que fica para a cidade e, principalmente, para todos nós que atuamos nessa área”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.

A publicação foi elaborada por um grupo interdisciplinar de gestores, docentes e pesquisadores e apresenta um balanço dos resultados da estratégia integrada da construção da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e destaca alguns desafios para sua implementação nos próximos anos. A edição da publicação contou com o apoio do Centro de Excelência contra a Fome, no âmbito de sua parceria com a Prefeitura de São Paulo.

A publicação, que conta com a participação de 27 autores, é resultado do trabalho conjunto do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN) e da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE).