Pré-lançamento do novo relatório “A Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade” (TEEB) para o setor de negócios

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o apoio da BM&F-BOVESPA e da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, promoverão na próxima segunda-feira (10 de maio) o lançamento mundial preliminar do novo relatório sobre “A Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade” (TEEB, na sigla em inglês) voltado para o setor de negócios.

Pré-lançamento do novo relatório “A Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade” (TEEB) para o setor de negóciosO Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o apoio da BM&F-BOVESPA e da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, promoverão na próxima segunda-feira (10 de maio) o lançamento mundial preliminar do novo relatório sobre “A Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade” (TEEB, na sigla em inglês) voltado para o setor de negócios.

Nesta ocasião, o Sr. Pavan Sukhdev, economista sênior e coordenador das iniciativas relacionadas à economia ambiental do PNUMA, apresentará os resultados preliminares do estudo TEEB voltado ao setor de negócios. Serão abordados, ainda, os resultados de recentes análises sobre os custos e oportunidades da transição para uma economia de baixo carbono e empregos verdes.

A Ministra do Meio Ambiente, Sra. Izabella Teixeira, e debatedores convidados acompanharão o Sr. Sukhdev na mesa redonda. O evento reservará espaço para comentários dos convidados e oferecerá ainda serviços de tradução simultânea.

O estudo sobre “A Economia de Ecosistemas e da Biodiversidade” foi lançado em resposta à proposta dos Ministros de Meio Ambiente do G8+5 (Potsdam, Alemanha, 2007) para desenvolver uma análise global sobre o impacto econômico gerado pelas perdas da biodiversidade. O TEEB é um estudo independente, coordenado pelo Sr. Pavan Sukhdev e organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e conta com o apoio financeiro da Comissão Europeia, Alemanha, Reino Unido e, mais recentemente, da Noruega, Holanda e Suécia.

O objetivo do trabalho é reunir experiências, conhecimento e habilidades a nível mundial nos campos da ciência, economia e da política de forma a permitir ações concretas e eficientes em resposta ao visível impacto causado pelas crescentes perdas da diversidade biológica. O estudo se baseia em um número considerável de pesquisas sobre fundamentos ecológicos e comporta cinco relatórios para tomadores de decisão, administradores, empresas e negócios e para a sociedade civil.

Os resultados finais do estudo TEEB serão apresentadas em outubro de 2010, na Conferência das Partes da Convenção de Biodiversidade em Nagoya, Japão. Atualmente, alguns capítulos provisórios do relatório TEEB D0, assim como o relatório completo TEEB D1 podem ser encontrados online no site www.teebweb.org

O estudo TEEB se inclui nas atividades da Iniciativa Economia Verde, do PNUMA. Informações podem ser encontradas no site www.unep.org/greeneconomy

Sobre o evento
Data: 10 de maio de 2010
Horário: 9h às 12h30min
Local: Prédio da BM&FBOVESPA, Rua XV de Novembro, 275 – 1º andar, Auditório Abelardo, Centro, São Paulo – SP.

Confirmação de presença é necessária para participação e deve ser feita pelo email comunicacao[@]pnuma.org ou pelo telefone (61) 3038-9237 até sexta-feira (07).